Acessibilidade / Reportar erro

Estudo prospectivo e randomizado da sonda Foley na preparação do colo uterino desfavorável à indução do parto

RESUMO DE TESE

Estudo prospectivo e randomizado da sonda Foley na preparação do colo uterino desfavorável à indução do parto

Autor: Marcus Guazzelli Maurício de Oliveira

Orientador: Profa.Dra. Marilza Vieira Cunha Rudge

Dissertação de Mestrado apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia – Área de Concentração em Obstetrícia, da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP, em 31 de março de 2003

OBJETIVO: Avaliar a efetividade da sonda Foley intracervical por 12 horas, no amadurecimento do colo uterino desfavorável, comparando seu efeito no índice de Bishop e dilatação cervical. Foi um ensaio clínico, controlado não cego, com alocação aleatória do tratamento, realizado no Serviço de Obstetrícia (DGO), Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP.

PACIENTES E MÉTODOS: Foram incluídas 127 gestantes com colo desfavorável para indução do parto (índice de Bishop 5), gestação única e feto em apresentação cefálica: 64 submetidas à utilização da sonda Foley (grupo exposto) e 63 sem o uso da sonda Foley (grupo não exposto). A sonda Foley no 22 foi introduzida no colo uterino até ultrapassar o orifício interno, após antisepsia com povidine e o balão insuflado com 30 mL de soro fisiológico. Após 12 horas a sonda foi retirada e o índice de Bishop foi repetido pelo mesmo examinador, obtendo-se os índices de Bishop pré e pós-retirada da sonda Foley.

RESULTADOS: O índice de Bishop pré-aplicação da sonda Foley foi semelhante nos dois grupos. As gestantes do grupo exposto à sonda Foley apresentaram índice de Bishop significativamente aumentado. O uso da sonda Foley alterou o índice de Bishop de 1 a 8 pontos em 95,2% das gestantes e, na ausência de tratamento, 85,9% das pacientes permaneceram com a mesma dilatação cervical. O risco relativo de obtenção de colo favorável com o uso da sonda Foley foi de 19,3 vezes, com intervalo de confiança de 95%, variando de 4,86 a 76,6.

CONCLUSÕES: O uso da sonda Foley intracervical aumentou significativamente o índice de Bishop de 3.0 para 6.0 em 95.2% dos casos e a dilatação cervical de 1.0 cm para 3.0 cm. Aumentou em 19,3 vezes o risco relativo de obtenção de colo uterino favorável para indução do parto. Esta é uma alternativa eficaz para a preparação do colo uterino desfavorável à indução do parto.

Palavras-chave: Resolução da gravidez. Índice de Bishop. Trabalho de parto.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Set 2003
  • Data do Fascículo
    Jun 2003
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br