Acessibilidade / Reportar erro

Correlação entre os parâmetros gasométricos e o grau de anemia em fetos de mães isoimunizadas

Relationship between gasometry and the degree of anemia in fetus of maternal red cell

RESUMO DE TESE

Correlação entre os parâmetros gasométricos e o grau de anemia em fetos de mães isoimunizadas

Relationship between gasometry and the degree of anemia in fetus of maternal red cell

Autor: Juliana Moysés Barbosa Leite

Orientadora: Profa. Dra. Alamanda Kfoury Pereira

Dissertação apresentada ao Curso de Pós-graduação em Saúde da Mulher da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais como requisito parcial para obtenção do título de Mestre, em 22 de junho de 2007.

OBJETIVO: estabelecer as correlações entre o perfil gasométrico fetal e o agravamento do processo anêmico decorrente da isoimunização.

MÉTODOS: estudo transversal, no qual foram incluídas 49 gestantes isoimunizadas, com indicação para realização de cordocentese propedêutica. As pacientes foram submetidas a um total de 79 cordocenteses. Os parâmetros gasométricos avaliados foram: pH, pO2, pCO2, excesso de base e bicarbonato. Os casos foram ordenados conforme o deficit (delta) da concentração de hemoglobina em comparação com a curva de normalidade especificada para a idade gestacional. A relação entre a concentração de hemoglobina e os parâmetros gasométricos foi avaliada por regressão dos mínimos quadrados e análise de variância. Os resultados foram considerados significativos para uma probabilidade de erro menor que 5% (p<0,05).

RESULTADOS: não houve correlação significativa entre o nível de hemoglobina e os parâmetros gasométricos avaliados. Correlacionando-se o grau de anemia fetal e cada parâmetro gasométrico isolado, pôde-se observar que não houve diferença significativa entre os graus de anemia e pO2 (p=0,485), pCO2 (p=0,193), BE (p=0,570) e HCO3 (p=0,093). Em relação ao pH, fetos com anemia grave o apresentaram significativamente mais baixo que aqueles com anemia ausente ou leve (p=0,003).

CONCLUSÕES: os resultados sugerem que há surgimento de acidose metabólica frente ao quadro de anemia grave decorrente da isoimunização. Entretanto, os outros parâmetros gasométricos não apresentaram padrão de ocorrência definida frente ao quadro de anemia.

Palavras-chave: Anemia fetal, Gasometria fetal, Acidemia fetal, Isoimunização, Doenças fetais

Keywords: Fetal anemia, Fetal Gasometry, Fetal Acidemia, Red cell maternal immunization, Fetal diseases

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Fev 2008
  • Data do Fascículo
    Nov 2007
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br