Acessibilidade / Reportar erro

Distribuição geográfica da infertilidade masculina no Estado de Minas Gerais

The geographic distribution of male infertility in Minas Gerais State

RESUMO DE TESE

Distribuição geográfica da infertilidade masculina no Estado de Minas Gerais

The geographic distribution of male infertility in Minas Gerais State

Autor: Paulo Franco Taitson

Orientador: Prof. Dr. Oswaldo Bueno Amorim Filho

Tese apresentada à Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Reprodução Humana), para obtenção do título de Doutor, em 19 de dezembro de 2005.

A distribuição geográfica da infertilidade masculina no Estado de Minas Gerais foi estudada a partir de um banco de dados de pacientes avaliados no período de fevereiro de 1992 a fevereiro de 2000. Para tal, foram avaliados 12.074 homens inférteis. A infertilidade foi classificada em 16 etiologias. O tempo de infertilidade variou de 2,1 anos a 16,4 anos, com média de 6,7 anos. A idade dos indivíduos variou de 21 a 50 anos. A incidência de varicocele, infecções das glândulas sexuais acessórias, inadequação sexual/ejaculatória, anormalidades congênitas, anormalidades genéticas, fator imunológico, anormalidades do plasma seminal (fator isolado), causas iatrogênicas, azoospermia obstrutiva e outras etiologias, não apresentaram diferenças significativas quando comparadas aos achados da Organização Mundial de Saúde. Por outro lado, diferenças significativas foram observadas nas etiologias de causas sistêmicas, causas endócrinas, teratozoospermia idiopática, oligospermia idiopática, astenozoospermia idiopática e necrozoospermia idiopática. As três primeiras foram as que apresentaram as maiores discrepâncias na comparação. Em nenhum dos 219 municípios onde foram relatados casos de infertilidade masculina a incidência foi elevada. Belo Horizonte, com 3.200 relatos, foi o município com o maior número de casos. A ausência de dados em certas áreas periféricas do estado pode em parte ser explicada pela polarização que os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia exercem nos limites de Minas Gerais.

Palavras-chave: Reprodução humana; Infertilidade masculina; Sêmen

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Jun 2007
  • Data do Fascículo
    Mar 2007
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br