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A influência da educação e depressão sobre a autonomia de mulheres com dor pélvica crônica: um estudo transversal

Objetivo

A autonomia da paciente é de grande importância para que o consentimento informado seja válido na prática clínica. Nossos objetivos foram quantificar os domínios da autonomia e avaliar variáveis que modificam a autonomia em mulheres com dor pélvica crônica.

Métodos

Este é um estudo transversal realizado em um Hospital Universitário terciário. Foram incluídas consecutivamente 52 mulheres com dor pélvica crônica agendadas para videolaparoscopia. Foi utilizada uma escala Likert com 24 afirmativas validadas para quantificar os três principais componentes da autonomia (competência, informação e liberdade).

Resultados

Os escores de competência (0,85 vs 0,92; p = 0,006) e informação (0,90 vs 0,93; p = 0,02) foram menores para mulheres com ensino fundamental incompleto. Os escores de informação foram menores em mulheres com sintomas de ansiedade (0,91 vs 0,93; p = 0,05) ou depressão (0,90 vs 0,93; p = 0,01).

Conclusões

Nossos dados mostram que a quantificação da autonomia pode produzir informações relevantes para a prática clínica em ginecologia. O nível educacional e a presença de ansiedade e depressão podem afetar a autonomia de mulheres com dor pélvica crônica.

autonomia; laparoscopia diagnóstica; dor pélvica crônica; educação


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