Acessibilidade / Reportar erro

Cartas Pastorais Constitucionais no contexto da Independência do Brasil: dioceses setentrionais (1822)1 1 As pesquisas utilizadas para a elaboração deste artigo fazem parte do projeto de Pós-Doutorado desenvolvido na UNIRIO, sob a direção do Prof. Dr. Anderson José Machado de Oliveira, entre fevereiro de 2021 e janeiro de 2022, intitulado A Igreja Católica, o clero e a independência do Brasil.

Constitutional Pastoral Letters in the Context of the Independence of Brazil: Northern Dioceses (1822)

RESUMO

O artigo apresenta o contexto da Igreja Católica diante das revoluções liberais de 1820. Em seguida, procura demonstrar o importante papel que a instituição desempenhou no Triênio Liberal em Portugal, e como o clero reagiu à revolução lusitana. A aproximação entre liberais e Igreja se deu pelo uso do aparato eclesiástico para legitimar o novo regime, sendo as cartas pastorais fundamentais nesse cenário. Denominamos esses artefatos Cartas Pastorais Constitucionais, e nesse artigo pretendemos analisar aquelas escritas pelos bispos do Pará, do Maranhão e pelo cabido de Pernambuco, apresentando como a linguagem liberal e constitucional foi incorporada ao discurso religioso para se posicionarem perante a situação política no contexto da Independência do Brasil. Como aporte teórico-metodológico, utilizamos a História Global e a Nova História Política. Concluímos que a Igreja no Brasil desempenhou um papel fundamental na educação política constitucional da população.

Palavras-chave:
Independência do Brasil; Igreja Católica; Cartas Pastorais Constitucionais

Associação Nacional de História - ANPUH Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Caixa Postal 8105, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel. / Fax: +55 11 3091-3047 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbh@anpuh.org