Acessibilidade / Reportar erro

A(s) história(s) contada(s) no livro didático hoje: entre o nacional e o mundial

History in today's textbooks: between national and global

O foco do estudo é a composição da narrativa nos Livros Didáticos de História (LDH) quanto à organização curricular assumida nas últimas décadas, que ora se manifesta de forma separada, ora de forma integrada entre a história do Brasil e a história mundial. No artigo, além de apresentar breve histórico da movimentação de tais narrativas na produção didática brasileira, empreendemos a análise de modo a evidenciar algumas das estratégias de organização curricular e de construção textual que os livros utilizam para estabelecer relações entre a história nacional e a mundial em sua estrutura narrativa. Os resultados preliminares do estudo apontam que os LDH procuram dar conta de uma tradição historiográfica e curricular predominantemente cronológico-linear de organização dos conteúdos de História, mas buscam estratégias para inovar no sentido de estabelecer articulações na abordagem nacional-mundial e de superar dissociações entre instâncias espaciais e temporais.

livro didático; narrativa; História Mundial


Associação Nacional de História - ANPUH Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Caixa Postal 8105, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel. / Fax: +55 11 3091-3047 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbh@anpuh.org