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Revista Brasileira de História, Volume: 30, Número: 60, Publicado: 2010
  • APRESENTAÇÃO Apresentação

  • Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas Dossiê: História, Educação E Interdisciplinaridade

    Silva, Marcos Antônio da; Fonseca, Selva Guimarães

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa tradições de debate sobre Ensino de História no Brasil desde a ditadura de 1964-1984. Ele discute as mudanças, permanências, conquistas e perdas na história da disciplina. Destaca a importância da cultura escolar, a necessária continuidade da escola como instituição e o diálogo com formas não escolares de ensino.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes traditions of debate about the teaching of history in Brazil since the 1964-1984 dictatorship. It discusses the changes, continuities, achievements and losses in the history of the discipline. It emphasizes the importance of school culture, the necessary continuity of the school as an institution and dialogue with non-school forms of education.
  • A extensão na formação de profissionais de história Dossiê: História, Educação E Interdisciplinaridade

    Costa, Aryana Lima

    Resumo em Português:

    Este artigo discute a formação de profissionais de história e o papel que cabe (ou caberia) aos cursos de história na contemporaneidade mediante as atividades concebidas para extrapolar os muros das universidades - ou seja, a extensão. Realiza-se um estudo de caso sobre as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais exigidas nas Licenciaturas pela Resolução CNE/CP nº 01/2002, tomando como exemplo o caso específico do curso de história do campus de Natal da UFRN. Para subsidiar essa reflexão, aborda-se a elaboração de currículos e a determinação de atividades pela perspectiva das teorias curriculares. A seguir, reflete-se sobre como nossas visões são transpostas para a maneira como concebemos atividades de extensão nas graduações.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we discuss the training of professionals in history and the role expected from history courses at present by looking at activities that are designed to go beyond university walls - in other words further education courses. As a case study we use the Cultural Academic-Scientific Activities required in Teacher Training courses under CNE/ CP Resolution 01/2002, taking as a example the specific case of the history course of the Federal University of Rio Grande do Norte, Natal campus. To support our ideas, we look at the making of curricula and the determining of activities from the perspective of curriculum studies. After this we reflect on how our views are transposed to the manner we organize further education activities in undergraduate courses.
  • História, memória e tradição na educação escolar indígena: o caso de uma escola Kaingang Dossiê: História, Educação E Interdisciplinaridade

    Bergamaschi, Maria Aparecida; Medeiros, Juliana Schneider

    Resumo em Português:

    A educação escolar indígena no Brasil foi imposta aos povos originários desde os primórdios da colonização, com o intuito de catequizá-los e civilizá-los. No entanto, coerentes com suas cosmologias, esses povos mantiveram um modo próprio de educação. Apesar dos prejuízos infligidos historicamente pela escola nas sociedades indígenas, estas aprenderam a com ela conviver e, em muitos casos, a demandam e a recriam. Observa-se hoje uma "indianização" das escolas nas aldeias, por meio de práticas que buscam na memória, na tradição, nos saberes ancestrais e no ensino de história a afirmação de suas identidades étnicas, fazendo dessa instituição e das práticas que nela desenvolvem possíveis aliadas de luta.

    Resumo em Inglês:

    Indigenous school education in Brazil has been imposed on indigenous people since the beginnings of colonization, with the aim of catechizing and civilizing them. Nevertheless, in agreement with their cosmologies, these peoples have retained their own way of education. Despite the harm historically inflicted by this form of teaching on indigenous societies, they have learned how to live with it and in many cases they demand it and recreate it. Today we can see a process of 'Indianization' in many village schools, through practices that seek in memory, tradition, ancestral wisdom and in the teaching of history the affirmation of their ethnic identities, making this institution and the practices developed within it possible allies in their historical struggles.
  • A indústria cultural e a política educacional do regime militar: o caso da revista Escola Dossiê: História, Educação E Interdisciplinaridade

    Toledo, Maria Rita de Almeida; Revah, Daniel

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta um estudo sobre a difusão, pela revista Escola, da Reforma de Ensino instituída pela Lei 5.692/71. Lançada pela editora Abril em outubro de 1971, a revista circulou em 27 números e desapareceu em abril de 1974. Seu público-alvo era o professor de 1º Grau, a quem se oferece como "instrumento de diálogo e cooperação", como instrumento a "serviço da reforma" instituída pela política educacional do regime militar. Neste artigo são analisados editoriais e matérias que aludem à reforma, bem como os principais dispositivos materiais que organizam a revista. O objetivo é evidenciar as estratégias da Editora para difundir um novo produto comercial associando-se à reforma e à sua divulgação. Conclui-se que esse novo periódico busca forjar no campo educacional um novo leitor, afeito aos padrões da indústria cultural.

    Resumo em Inglês:

    This work presents a study of the dissemination in Escola magazine of the Teaching Reform established by Law 5.692/71. Launched by Abril publishers in October 1971, 27 issues were published before it disappeared in April 1974. Its target audience consisted of primary school teachers, for whom it was offered as 'a tool for dialog and cooperation', a tool which was used to 'on behalf of the reform' established by the military regime. In this article reports and editorials referring to the reform are analyzed, as well as the main material devices around which the magazine was organized. The objective is to highlight the publisher's strategies to spread a new commercial product associated with the reform and its publicizing. It is concluded that this new periodical, therefore, tried to forge a new reader in the educational field, who was accustomed to the standards of the cultural industry.
  • O ensino de História encontra seu passado: memórias da atuação docente durante a ditadura civil-militar Dossiê: História, Educação E Interdisciplinaridade

    Lourenço, Elaine

    Resumo em Português:

    A ditadura civil-militar que se instalou no Brasil a partir de 1964 influenciou no cotidiano escolar e na atuação dos professores do período. As transformações se deram desde a nova legislação, implantada com a Lei 5692/71, até as mudanças que ocorreram em função da vigilância que os professores sentiam ao exercer sua profissão. As memórias aqui analisadas, de docentes da escola pública paulista no período, mostram diferentes percepções em torno dessa vigilância, o que implica diversas formas de aceitação ou de resistência. O que se pretende é mostrar que, a despeito de não haver uma repressão mais direta às escolas, como havia às universidades, os docentes da escola básica também se sentiam vigiados, o que se pode perceber nas suas práticas escolares e nas suas concepções de ensino.

    Resumo em Inglês:

    The civil-military dictatorship, which took power in 1964, influenced the daily activities of schools and teachers. Many transformations occurred during this period, including the new legislation enacted under Law 5692/71 and changes which occurred due to the vigilance which teachers felt when working. The memories analyzed here of teachers from public schools in São Paulo show different perceptions of this surveillance, involving various forms of acceptance or resistance. The purpose of this article is to show that although there was no direct repression of schools, unlike in the universities, teachers at the elementary school also felt constrained and this can be seen in their educational practices and teaching concepts.
  • A escrita como condição para o ensino e a aprendizagem de história Dossiê: História, Educação E Interdisciplinaridade

    Rocha, Helenice Aparecida Bastos

    Resumo em Português:

    Este texto trata de um problema existente na escola brasileira que afeta diretamente o trabalho de ensino e aprendizagem de história: as condições de seus alunos no que se refere ao domínio da leitura e da escrita. Sendo a história, inclusive a escolar, pautada na escrita, as expectativas dos professores acerca de seu domínio pelos alunos definem diretamente suas escolhas didáticas e a história que lhes apresentam nas aulas. O texto apresenta uma análise pautada nos Estudos da Linguagem e na história da escrita, visando contribuir para a visibilidade do problema além dos muros da escola e para sua discussão em outras bases. Com base nisso, considerando o quadro apresentado, sinaliza algumas alternativas para o ensino de história no Ensino Básico.

    Resumo em Inglês:

    This paper deals with an underlying problem in the Brazilian school system which affects the teaching and learning of history - students' illiteracy. As this subject is based on written texts, history teachers' expectations of their students' literacy levels will directly impact on their choice of texts and the history they teach in the classroom. The paper presents an analysis based on language studies and written history in an effort to raise the problem of illiteracy in Brazil and to contribute to its discussion in other areas. Finally, some alternatives for the teaching of history in primary schools are presented.
  • Educação, memória e patrimônio: ações educativas em museu e o ensino de história Dossiê: História, Educação E Interdisciplinaridade

    Pacheco, Ricardo de Aguiar

    Resumo em Português:

    Neste artigo, apresentamos como as categorias próprias da produção historiográfica e do campo da educação deram suporte teórico e metodológico ao desenvolvimento do projeto de pesquisa e extensão que norteou a ação desenvolvida no Memorial da UFRPE, museu mantido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Com base nessas referências, produzimos um discurso museográfico e um conjunto de ações educativas sobre o passado que - sendo passível de diferentes leituras por parte do público - pretende dar espaço para a construção de novos significados ao passado da comunidade retratada.

    Resumo em Inglês:

    In this article we show how categories from historiographic production and the field of education provided theoretical and methodological support for a research and further education project that guided the actions carried out at the UFRPE Memorial, a museum belonging to the Rural Federal University of Pernambuco. Based on these references we produce a museographic discourse and a set of educational actions about the past - which are subject to different interpretations by the public - with which it is intended to allow space for the construction of new meanings of the past to the community being portrayed.
  • Um intelectual viajante: Floriano de Lemos no sertão paulista (1926-1930) Artigos

    Campos, Raquel Discini de

    Resumo em Português:

    O artigo analisa a atuação do médico carioca Floriano de Lemos na região Noroeste Paulista, também conhecida como Alta Araraquarense ou Novo Oeste Paulista, na década de 1920. Procura relacionar as suas ações na esfera pública, particularmente seus escritos na imprensa regional, ao processo de transformação capitalista ocorrido naquela parte do estado no período. Ao mesmo tempo, busca situá-lo como personagem possuidor de trajetória emblemática a uma geração de intelectuais que intencionou mapear, analisar e organizar discursivamente o interior do país nas primeiras décadas do século XX.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the actions of Floriano de Lemos, a physician from Rio de Janeiro state in the Northwest region of São Paulo state in the 1920's, an area also known as Alta Araraquarense, or Novo Oeste Paulista. Its objective is to link his actions in the public sphere, specifically texts he published in the regional press, to the process of capitalist transformation which was occurring there at that time. In addition, it is intended to situate him as a person with an emblematic trajectory for a generation of intellectuals whose intentions were to map, analyze and organize the backlands of the country in the first decades in the twentieth century.
  • Libro de Mano: "Novela Política e Sentimental", um pasquim manuscrito Artigos

    Azevedo, Francisca L. Nogueira de; Gonçalves, Roberta Teixeira

    Resumo em Português:

    Neste artigo as autoras analisam um documento depositado na seção de manuscritos da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, na pasta de "jornais manuscritos", intitulado "Novella pollítica e sentimental"; descrição de factos dos tempos da Revolução e Campanha Oriental e da Colônia de Sacramento 1810-1823. Não consta a autoria, tampouco a data de produção do documento. O texto tem 51 páginas manuscritas e é dividido em três partes, e pressupomos que seja material de propaganda política em favor da monarquia espanhola. Este artigo destaca, inicialmente, em que medida os panfletos manuscritos serviram às elites coloniais para a mobilização política das camadas populares iletradas. O ponto central é a análise da narrativa novelesca, no sentido de perceber os elementos discursivos utilizados como persuasão em defesa da Espanha.

    Resumo em Inglês:

    In this article, the authors analyze a document held in the manuscript section of the National Library of Rio de Janeiro, in the manuscript newspapers file, entitled 'A Political and Sentimental Account', a description of the facts of the Revolution and the Eastern Campaign and that of the Colony of Sacramento 1810-1823. There is neither reference to the document's author nor to the date of its composition. The text has 51 manuscript pages and is divided into three parts. Our point of departure is the supposition that the Political and Sentimental Account is political propaganda on behalf of the Spanish monarchy. Initially highlighted is how pamphlet manuscripts served colonial elites to politically mobilize the illiterate masses. The central point of the article is the analysis of its novel-like narrative in order to show how the discursive elements were used as persuasion in defense of Spain.
  • Nos caminhos da pena de um romancista do século XIX: o Rio de Janeiro de Diva, Lucíola e Senhora Artigos

    Soares, Ana Carolina Eiras Coelho

    Resumo em Português:

    O presente artigo busca entender as relações entre os espaços urbanos do Rio de Janeiro oitocentista e as relações de gênero expressas na narrativa de José de Alencar em seus romances urbanos femininos: Diva, Lucíola e Senhora. As mudanças na capital do Império no século XIX geravam novas expectativas sobre as normatizações de circulação expressas nesses romances. José de Alencar foi romancista, dramaturgo, cronista, parlamentar e estadista do Império brasileiro. Em todas essas atividades a dimensão do político, entendido como o espaço de articulação do social e sua representação, esteve fortemente presente.

    Resumo em Inglês:

    This article seeks to understand the relations between urban spaces in nineteenth century Rio de Janeiro and the gender relations expressed in José de Alencar's narrative in his urban feminine novels: Diva, Lucíola and Senhora. Changes in the capital of the Empire in the nineteenth century provoked new expectations about the normatization of circulation expressed in these novels. José de Alencar was a novelist, playwright, chronicler, parliamentarian and statesman of the Brazilian Empire. In all these activities the political dimension, understood as the space for the articulation of the social and its representation, was strongly present.
  • El estanco de carne y su crisis en Buenos Aires colonial desde una visión comparativa

    Dupuy, Andrea

    Resumo em Espanhol:

    La carne vacuna en diversas ciudades de Hispanoamérica colonial formaba parte de la dieta básica de la población. Y desde la conformación de los primeros núcleos poblacionales, su provisión se encontraba mediada por el estanco, sistema de abastecimiento monopólico, cuyo principal objetivo era asegurar el eficiente suministro de alimentos a la ciudad. En el presente escrito procuraremos mostrar que el estanco no funcionaba aún desde sus inicios, de manera totalmente eficiente, sino que presentaba fisuras, las que desembocarán, de facto primero y luego, ya formalmente, desde mediados del XVIII, en el sistema de libre competencia. Precisamente, el mercado de abasto era parte de una estructura económica mayor que, sin duda, influía y se veía influida por él. Es por eso que consideramos la importancia de abordar, en este caso desde el ámbito institucional, las características de este mercado en una coyuntura histórica específica. Las fuentes con las que se trabajará serán fundamentalmente las Actas del Cabildo referidas al abasto colonial.

    Resumo em Inglês:

    Beef was part of the basic diet in several cities in Colonial Hispanic America. Since the creation of the first population centers, its supply was based on the estanco, a monopoly supply system aimed at ensuring the efficient delivery of food to the city. In this paper we try to show that from its very beginning the estanco did not work in an efficient manner. Rather it had several problems, which led to, at first in a de facto manner and from the middle of the mid-eighteenth century formally, to a free market system. The meat market was part of a larger economic structure that undoubtedly both influenced and was influenced by it. For this reason we believe it is important to address, in this case at the institutional level, the characteristics of this market in a specific historical scenario. The sources drawn on are essentially Town Records referring to animal slaughter, as well AGN documents.
  • Uma República na Constituinte (1985-1988) Artigos

    Versiani, Maria Helena

    Resumo em Português:

    Este artigo intenta apresentar alguns valores correlacionados à ideia de "República" presentes em um repertório de práticas políticas que tiveram lugar na sociedade brasileira, na segunda metade da década de 1980. Particularmente, são observados certos princípios que pareceram conferir uma identidade comum a diferentes movimentos organizados, nesse período, em torno da luta pró-participação da sociedade na definição dos rumos políticos do Brasil República.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to look at some values related to the idea of Republic present in repertoire of political practices that existed in Brazilian society in the second half of the 1980's. In particular certain principles will be observed which seemed to have conferred a common identity on the different organized movements during this period in relation to the struggle to attain widespread social participation in the definition of the political directions of the country.
  • Um nordeste em São Paulo: trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista, 1945/1966 Resenhas

    Duarte, Adriano Luiz
  • Subsistência e poder: a política do abastecimento alimentar nas Minas setecentistas Resenhas

    Basso, Rafaela
  • Cultura escrita: séculos XV a XVIII Resenhas

    Duran, Maria Renata da Cruz
  • A história nos filmes, os filmes na história Resenhas

    Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes
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