Acessibilidade / Reportar erro

A centralidade da didática no projeto fundador da revista Sociologia

The centrality of didactics in the founding project of the journal Sociologia

La centralidad de la didáctica en el proyecto fundacional de la revista Sociologia

Resumo

Fundada em 1939, a revista Sociologia consagrou-se como veículo de difusão de teorias e pesquisas das Ciências Sociais, tendo sido o primeiro e, por muito tempo, o mais duradouro periódico da área no Brasil. Aspecto silenciado na história do pensamento sociológico e pouco explorado, contemporaneamente, nos estudos sobre o ensino de Sociologia, a preocupação com a didática das Ciências Sociais esteve no cerne do projeto fundador do periódico. Qual foi a influência de seus idealizadores na conformação do projeto original da revista? Como se caracterizava a proposta didática? Qual o perfil dos primeiros colaboradores? Essas são questões abordadas neste trabalho, o qual compilou os textos publicados entre 1939 e 1950 para, recorrendo à análise de conteúdo, caracterizar a fase didática da revista.

Palavras-chave:
revista científica; história do ensino de sociologia; pensamento social brasileiro

Sociedade Brasileira de História da Educação Universidade Estadual de Maringá - Av. Colombo, 5790 - Zona 07 - Bloco 40, CEP: 87020-900, Maringá, PR, Brasil, Telefone: (44) 3011-4103 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: rbhe.sbhe@gmail.com