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Escrever e assinar: habilidades seletivas em um universo iletrado (São João del-Rei, 1750-1850)

Writing and signing: selective skills in an illiterate universe (São João del-Rei, 1750-1850)

Escribir y firmar: habilidades selectivas en un universo analfabeto (São João del-Rei, 1750-1850)

Resumo

Investiga-se a relação de moradores de São João del-Rei (Minas Gerais) com a palavra escrita, tomando como fontes testamentos e inventários, produzidos entre 1750-1850. Foi realizado um perfil dos assinantes e das assinaturas qualificadas a partir de uma escala, sendo a segurança dos traços tomada como indicador de letramento. Os dados foram analisados à luz da História da Educação em diálogo com a História da Cultura Escrita. Conclui-se que a capacidade de assinar era mais disseminada entre os homens brancos e proprietários. Os maiores graus de letramento eram reservados aos professores, clérigos e negociantes. Mesmo assinando em menor número que os homens, as mulheres sanjoanenses apresentaram índices de letramento superiores às portuguesas e africanas.

Palavras-chave:
perfil de assinantes; escala de assinaturas; indicadores de letramento

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