Acessibilidade / Reportar erro

A influência da reação presumida do outro sobre a produção de um enunciado de gênero oficial1 1 Este trabalho é baseado em pesquisa realizada para a nossa tese de doutorado em andamento, sob a orientação da Profa. Dra. Beth Brait, professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem/LAEL/PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - e Pesquisadora nível 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

The influence of the other's presumed reaction regarding the production of utterances of official genres

Resumo:

Este artigo analisa as relações dialógicas que se engendram no Parecer CONAES n. 4/2010 que trata sobre a criação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) no âmbito dos cursos de graduação, normatizada pela Resolução CONAES n. 01/2010. A mudança na estrutura do Parecer, a incorporação de discurso de outrem ao discurso do enunciador e o modo como este se orienta para o seu interlocutor e suas possíveis reações-respostas são especialmente observados a partir do lugar teórico e metodológico dos estudos de Bakhtin e o Círculo. A leitura dialógica do documento permitiu constatar que os sentidos do texto se constroem na fronteira entre a reação presumida dos interlocutores diante da exigência da criação de um novo órgão nas estruturas acadêmico-administrativas das Instituições de Educação Superior do Brasil e a apreciação valorativa do enunciador acerca do evento, internalizada na materialidade do enunciado.

Palavras-chave:
Parecer CONAES; Núcleo Docente Estruturante; Relações dialógicas

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com