Acessibilidade / Reportar erro

Letramentos Implicados: vida gerando vida na educação linguística

RESUMO

Somos quase 8 bilhões de pessoas para viver, comer e sobreviver no único planeta habitável, mas poucos de nós se preocupam com questões ambientais. Nossa relação com a Natureza, em geral, tem sido de exploração e espoliação, seguindo a narrativa antropocêntrica moderna, que prioriza uma mentalidade egocêntrica. Os resultados têm sido privação, escassez, esgotamento dos organismos naturais, destruição do espaço como um todo. Ancorado nos estudos decoloniais e transdisciplinares, este texto pondera sobre as consequências das narrativas eurocêntricas, afirma a necessidade de construir coletivamente uma narrativa diferente, e advoga em favor de letramentos implicados, uma pedagogia para o ensino de línguas que entende que “a vida na Terra implica vida”, e incentiva a melhorar as relações ambientais e sociais em uma concepção ampliada de sustentabilidade.

PALAVRAS-CHAVE:
sustentabilidade; educação lingüística; letramentos implicados

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com