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O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em Letras

The Teacher in the mirror: reflecting on a student's internship report

Resumos

Neste artigo defendo que um dos entraves centrais do ensino de Português é a dificuldade de o professor sustentar um discurso específico sobre o seu objeto de especialidade, o que põe em jogo sua própria condição profissional. Contra isso, venho pesquisando a formação de um "discurso profissional docente" através da análise da escrita de alunos de graduação em Letras. Apresento aqui a leitura de um relatório de estágio a partir do conceito de "imagem" proposto por Pêcheux (1969). Problematizo especificamente alguns processos de escrita que parecem favorecer a evasão do sujeito em relação à sua experiência mais do que a construção de conhecimento a partir dela. Nesse caso, em vez de se valer de instrumentos teóricos para analisar dados empíricos, o sujeito adere a explicações laterais ao seu objeto de análise, cujo motor é a ocultação de uma imagem de si. O resultado é uma elaboração que dificilmente se traduz em efeitos de formação, mas antes preserva o caráter leigo de seu discurso sobre o ensino.

discurso profissional docente; escrita na universidade; formação de professores; imaginário


In this paper we defend that one of the main drawbacks in Portuguese first language teaching in Brazil is the teachers' difficulty to sustain a specific discourse about their object of expertise, which in turn puts their professional status at stake. In order to revert this, we have been studying how a "professional teacher's discourse" comes into being by analyzing pieces written by undergraduate students in Languages and Literature. We present here an analysis of an internship report based on the concept of "image" such as proposed by Pêcheux (1969). We discuss particularly writing procedures that favor the subject's evading her own experience more than using it to build new knowledge. In this case, instead of using theoretical instruments, the subject clings to explanations that stand beside her object of analysis, moved by the need to conceal an image she sustains of herself as a teacher. The result is a construction that can hardly push towards any educational improvement, but rather preserves the layman character of her discourse.

professional teacher's discourse; undergraduate writing; teachers' education; imaginary


ARTIGOS

O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em Letras

The Teacher in the mirror: reflecting on a student's internship report

Thomas Fairchild

UFPA, E-mail: tmfairch@yahoo.com.br

RESUMO

Neste artigo defendo que um dos entraves centrais do ensino de Português é a dificuldade de o professor sustentar um discurso específico sobre o seu objeto de especialidade, o que põe em jogo sua própria condição profissional. Contra isso, venho pesquisando a formação de um "discurso profissional docente" através da análise da escrita de alunos de graduação em Letras. Apresento aqui a leitura de um relatório de estágio a partir do conceito de "imagem" proposto por Pêcheux (1969). Problematizo especificamente alguns processos de escrita que parecem favorecer a evasão do sujeito em relação à sua experiência mais do que a construção de conhecimento a partir dela. Nesse caso, em vez de se valer de instrumentos teóricos para analisar dados empíricos, o sujeito adere a explicações laterais ao seu objeto de análise, cujo motor é a ocultação de uma imagem de si. O resultado é uma elaboração que dificilmente se traduz em efeitos de formação, mas antes preserva o caráter leigo de seu discurso sobre o ensino.

Palavras-chave: discurso profissional docente, escrita na universidade, formação de professores; imaginário.

ABSTRACT

In this paper we defend that one of the main drawbacks in Portuguese first language teaching in Brazil is the teachers' difficulty to sustain a specific discourse about their object of expertise, which in turn puts their professional status at stake. In order to revert this, we have been studying how a "professional teacher's discourse" comes into being by analyzing pieces written by undergraduate students in Languages and Literature. We present here an analysis of an internship report based on the concept of "image" such as proposed by Pêcheux (1969). We discuss particularly writing procedures that favor the subject's evading her own experience more than using it to build new knowledge. In this case, instead of using theoretical instruments, the subject clings to explanations that stand beside her object of analysis, moved by the need to conceal an image she sustains of herself as a teacher. The result is a construction that can hardly push towards any educational improvement, but rather preserves the layman character of her discourse.

Keywords: professional teacher's discourse, undergraduate writing, teachers' education, imaginary.

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Article full text available only in PDF format.

Recebido em 23/03/09.

Aprovado em 19/06/09.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Mar 2013
  • Data do Fascículo
    2010

Histórico

  • Recebido
    23 Mar 2009
  • Aceito
    19 Jun 2009
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