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Estrutura retórica das revisões sistemáticas publicadas em revistas odontológicas: implicações para o ensino da leitura e da escrita em cursos de ESP

Resumo

Embora as revisões sistemáticas (SRs) sejam importantes para a comunidade odontológica, uma revisão bibliográfica sugere que, até o momento, não foram realizados estudos linguísticos sobre a estrutura retórica das SRs odontológicas, em inglês. Este estudo contribui para preencher esta lacuna, seguindo uma abordagem integrada dos modelos de Swales e Bhatia e a abordagem da Nova Retórica. Para isso, coletamos e analisamos a organização retórica de 100 SRs no campo da odontologia. Os resultados indicam que os SRs seguem uma estrutura protótipo de Introdução-Método-Resultados-Discussão-Discussão-Conclusão (IMRDC). Isto pode ser dividido em 18 movimentos, dos quais 14 podem ser considerados obrigatórios. Esta proposta constitui um recurso empírico para acadêmicos, clínicos e estudantes de odontologia, aumentando a consciência do gênero discursivo, escrevendo e publicando efetivamente as SRs em revistas odontológicas internacionais.

Palavras-chave:
Revisão sistemática; estrutura retórica; redação acadêmica; odontologia

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