Este estudo se propõe a investigar a metaforicidade do discurso da crítica literária relacionada à poesia. A pesquisa desenvolvida no quadro dos estudos contemporâneos da metáfora se apoia, em primeiro lugar, na Teoria da Metáfora Conceitual e seus seguidores, e busca revelar metáforas que estruturam o discurso da crítica literária em duas culturas distintas - a inglesa e a russa. A metodologia de pesquisa se baseia nos pressupostos do Método de Identificação da Metáfora (STEEN et al., 2010) e padrões de metáforas (STEFANOWITSCH, 2006). Os resultados sugerem que o principal domínio-fonte para conceitualizar poesia na crítica literária nos dois idiomas é PESSOA. Contudo, esse domínio se destaca muito mais em inglês, enquanto que os domínios SOM, MÚSICA, PINTURA e VIAGEM se sobressaem mais em russo. Inevitavelmente, muitas metáforas são de cunho avaliativo - empregadas para expressar as atitudes positivas ou negativas do escritor.
crítica literária; poesia; metáfora; domínio-fonte; inglês; russo