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O discurso sobre as cotas raciais antes da Lei 12.711/2012: letramentos acadêmicos e a ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil

The discourse on racial quotas prior to Law 12.711/2012: academic literacies and the expansion of access to higher education in Brazil

RESUMO

Este artigo é de cunho interpretativo e objetiva discutir os letramentos acadêmicos no contexto das políticas de ação afirmativa para a ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil. Para tanto, foi feito um percurso que discute os modelos ideológico e autônomo dos letramentos e sobre letramentos e perspectiva cultural, com foco nas populações negra e indígena. Em seguida, foram trazidas questões conceituais sobre os letramentos acadêmicos a partir das considerações de Lea e Street (1998LEA, M.; STREET, B. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, jun., p. 157-173, 1998. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079812331380364.
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, 2014LEA, M.; STREET, B. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, jul./dez., p. 477-493, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v16i2p477-493. Disponível em: <Disponível em: https://bit.ly/2QQqsKL >. Acesso em: 17 nov. 2017.
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) e sobre a noção de prática institucional do mistério tratada por Lillis (1999LILLIS, T. “Whose Common Sense”? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, C.; TURNER, J.; STREET, B. V. (Org.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, p. 127-140, 1999. DOI: https://doi.org/10.1075/swll.8.13lil
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) e Lillis e Scott (2007LILLIS, T.; SCOTT, M. Defining academic literacies research: issues of epistemology, ideology and strategy. Journal of Applied Linguistics, v. 4, p. 5-32, 2007. DOI: https://doi.org/10.1558/japl.v4i1.5. Disponível em: <Disponível em: https://bit.ly/2VVhAr2 >. Acesso em: 1 dez. 2017.
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). Para a discussão, foram apresentados dois trechos de artigos de opinião anteriores à aprovação da Lei Federal 12.711/2012 que foram publicados no Boletim, periódico interno à UFMG, com o objetivo de fazer uma correlação entre o discurso da meritocracia utilizado para combater as cotas raciais, as políticas de ação afirmativa e os letramentos acadêmicos.

PALAVRAS-CHAVE:
letramentos; letramentos acadêmicos; cotas raciais; universidade pública

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