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A co-construção da interculturalidade a partir de uma perspectiva ecológica em atividades do teletandem

RESUMO

A telecolaboração envolve o uso de tecnologias online no contexto de ensino e aprendizagem de línguas (O’DOWD, 2013O’DOWD, R. Telecollaboration and CALL. In: THOMAS, M.; REINDERS, H; WARSCHAUER, M. (ed.). Contemporary Computer-assisted Language Learning. London: Bloomsbury Academic, 2013. p. 123-141.). O presente estudo buscou compreender como a co-construção da interculturalidade ocorreu em um contexto de telecolaboração específico - o teletandem (TELLES; VASSALLO, 2006TELLES, J. A.; VASSALLO, M. L. Foreign Language Learning In-tandem: Teletandem as an Alternative Proposal in CALLT. The ESPecialist, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 189-212, 2006.; TELLES, 2015aTELLES, J. A. Learning Foreign Languages in Teletandem: Resources and Strategies. DELTA , São Paulo, v. 31, n. 3, p. 603-632, 2015a. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4450226475643730772
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, 2015bTELLES, J. A. Teletandem and Performativity. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 1-30, 2015b. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-639820155536
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). Para as análises, foram incluídos dados de uma sessão de teletandem, de uma sessão de mediação, de um relato de experiência e de uma entrevista. Dentro de uma perspectiva ecológica (VAN LIER, 2004VAN LIER, L. The Ecology and Semiotics of Language Learning: A Sociocultural Perspective. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2004. 248 p. DOI: https://doi.org/10.1007/1-4020-7912-5
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; KRAMSCH; STEFFENSEN, 2008KRAMSCH, C.; STEFFENSEN, S. V. Ecological Perspectives on Second Language Acquisition and Socialization. In: DUFF, P. A.; HORNBERGER, N. H. (ed.). Encyclopedia of Language and Education. Dordrecht: Springer Science+Business Media, 2008. p. 17-28.), os resultados mostraram que a co-construção da interculturalidade foi um processo, ou seja, ela ocorreu ao longo do tempo e a partir de diferentes instâncias. Em outras palavras, instâncias posteriores à sessão de teletandem, por exemplo, sessão de mediação e relato de experiência, foram essenciais para a referida co-construção.

PALAVRAS-CHAVE:
interculturalidade; teletandem; telecolaboração; intercâmbio intercultural online; ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras online

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