Acessibilidade / Reportar erro

Experiências emocionais de estudantes mexicanos de línguas: Um estudo qualitativo de seus efeitos na motivação

Este artigo relata as experiências emocionais de alunos mexicanos em seu segundo ano de um programa de ensino de inglês em uma universidade estadual. O objetivo foi identificar os efeitos das emoções no comportamento motivacional dos alunos exibidos em aulas diárias. Os instrumentos utilizados foram diários de aprendizagem e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados mostram que as emoções influenciam fortemente o desenvolvimento dos alunos e que as meta-emoções podem ajudar os alunos a se tornarem mais motivados. O estudo revelou que as emoções, positivas e negativas, podem ajudar os alunos a desenvolver a autoconsciência, a responsabilidade e o compromisso com o seu processo de aprendizagem de línguas.

Emoções; motivação; aprendizagem de línguas


Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com