Acessibilidade / Reportar erro

PROINTE - Inglês: contexto de aprendizagem e desenvolvimento da identidade docente

PROINTE - English: A Context of Learning and Development of the Teacher Identity

RESUMO

Este trabalho analisa as representações dos licenciandos em Letras que fizeram parte do Programa de Integração Estudantil (PROINTE) - Inglês sobre as motivações para participação no programa, as experiências significativas ali vivenciadas, as oportunidades de aprendizagem docente e a consolidação (ou não) pela profissão ao atuarem no referido contexto. As discussões estão pautadas em estudos sobre aprendizagem e identidade docente (JOHNSON, 2009JOHNSON, K. E. Second Language Teacher Education: A Sociocultural Perspective. London: Routledge, 2009. DOI: https://doi.org/10.4324/ 9780203878033
https://doi.org/https://doi.org/10.4324/...
; REIS; van VEEN; GIMENEZ, 2011REIS, S.; van VEEN, K.; GIMENEZ, T. (org.). Identidades de professores de línguas. Londrina: Eduel , 2011., dentre outros) além de bases de conhecimento (SHULMAN, 1986SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X015002004
https://doi.org/https://doi.org/10.3102/...
; TARDIF, 2000TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 1-20, 2000.). Os dados foram gerados por meio da aplicação de questionário a oito participantes entre 2016 e 2018. Os resultados apontam o contexto do PROINTE como relevante para a aprendizagem dos envolvidos, além de ressaltar que a experiência ali vivenciada consolidou a escolha pela profissão.

PALAVRAS-CHAVE:
aprendizagem docente; identidade docente; PROINTE

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com