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Por uma Formação Decolonial de Professoras/es de Línguas

RESUMO

Neste artigo, discutimos os desafios da formação docente para o século XXI, assumindo a decolonialidade como possibilidade de ressignificação de nossa práxis. Um dos desafios do pensamento decolonial é problematizar a colonialidade do saber (LANDER, 2005LANDER, Edgardo. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: ______. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: Conselho Latino-americano de Ciências Sociais - Clacso, 2005. p. 8-20.), que se estabelece por meio do privilégio do conhecimento científico e da invisibilização de outras formas de conhecer. A esse respeito, Castro-Gomez (2007)CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Decolonizar la universidad: la hybris del punto cero y el diálogo de saberes. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROFÓGUEL, Ramón. (org.). El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistémica más allá del capitalismo global, Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 79-91. afirma que a universidade é uma instituição que contribui significativamente para a manutenção dessa ordem. Como professoras universitárias envolvidas diretamente com a formação de professoras/es de línguas, temos buscado diferentes formas de desenvolver nossa práxis como um projeto decolonial (WALSH, 2013WALSH, Catherine. Lo pedagógico y ló decolonial: entretejiendo caminos. In: ______. (org.) Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito: Abya Yala, 2013. p. 23-68.). Neste artigo, discutimos a decolonialidade e apresentamos três práxis em que nosso objetivo foi tentar viver a formação de professoras/es de línguas de outro modo.

PALAVRAS-CHAVE:
decolonialidade; formação de professoras/es de línguas; práxis decolonial

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