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“Mas quando eu faço letramento crítico?” Perspectivas para a elaboração de atividades de letramento crítico em salas de aula de língua inglesa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um conjunto de princípios para a elaboração de atividades criticamente embasadas para aulas de língua inglesa na educação básica. Tais princípios são baseados nos pilares do letramento crítico de acordo com renomados linguistas e pesquisadores da área e em critérios pré-estabelecidos propostos por Richards (2001)RICHARDS, J. C. Curriculum Development in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press , 2001. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511667220
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e adaptados por Rashidi (2011)RASHIDI, N. A Model for EFL Materials Development Within the Framework of Critical Pedagogy (CP). English Language Teaching, Ontario, v. 4, n. 2, p. 250-259, 2011. DOI: https://doi.org/10.5539/elt.v4n2p250
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para a prática pedagógica crítica. Uma breve contextualização será apresentada, assim como a fundamentação pedagógica para a organização de tais critérios. A seguir, dois exemplos práticos, levando-se em conta o contexto brasileiro, serão apresentados para demonstrar a aplicabilidade das teorias do letramento crítico em aulas de língua estrangeira na escola regular. Os direcionamentos aqui propostos destinam-se a guiar reflexões de professores de língua inglesa na elaboração de atividades criticamente embasadas em suas salas de aula.

Palavras-chave:
Letramento crítico; princípios para a elaboração de atividades baseadas no letramento crítico; aulas de língua inglesa; escola regular

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