Acessibilidade / Reportar erro

Ensino-aprendizagem de inglês em contexto de privação de liberdade: efeito de suspensão

The Teaching/Learning of English within Incarceration: The Effect of Suspension

RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo analisar a formação do efeito de suspensão, que estagna ações, posições discursivas e relações, no confuso espaço do ensino-aprendizagem do inglês, em uma unidade socioeducativa para adolescentes em conflito com a lei. Para tanto, serão analisados excertos de uma aula de inglês na unidade, além de trechos de entrevistas realizadas pelos participantes. A metodologia utilizada é a análise de discurso e mapeamento estrutural da aula. A análise aponta um movimento conflitante em torno do que pertence à ordem educacional e à ordem do encarceramento, delineando um espaço confuso para o ensino-aprendizagem da língua inglesa, dentro do qual emerge o efeito de suspensão.

PALAVRAS-CHAVE:
Inglês em contexto de privação de liberdade; espaço confuso; efeito de suspensão

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com