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Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissional

Resumos

Este artigo tem por objetivo investigar como uma futura professora de língua inglesa narra parte de sua constituição identitária, tendo como base os referenciais teóricos da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 1989, 1992, 1995, 2003) e da Lingüística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994; halliday; matthiessen, 2004). Com o intuito de pontuar as manutenções e/ou as mudanças discursivas ocorridas no período de coleta de dados - entre 2004 e 2007, a discussão dos dados está centrada em dois pontos principais: a) o tornar-se professora de língua estrangeira e b) a influência do Curso de Licenciatura nesse processo identitário. As conclusões indicam que, ao narrar sobre sua constituição profissional docente, a participante da pesquisa revela que seu discurso é passível de mudança, tendo como condições: a) tempo para trocar experiências com outros agentes sociais e b) oportunidade de historiar sua trajetória formativa enquanto professora, refletindo criticamente sobre sua identidade docente.

discurso; identidade docente; professora pré-serviço


This paper aims at investigating how a prospective EFL teacher narrates part of her identity construction, following the theoretical support of Critical Discourse Analysis (Fairclough, 1989, 1992, 1995, 2003) and Systemic Functional Linguistics (Halliday, 1994; halliday; matthiessen, 2004). Aiming at contrasting her discourse in the data collected between in 2004 and 2007, the data discussion focuses on: a) the process of becoming a foreign language teacher and b) the influence of the Language Teacher Education Program (Curso de Letras/Licenciatura) on this process. Conclusions indicate that, when narrating about her professional teaching identity, the research participant shows that her discourse may be changed when there are: a) time for exchanging experiences with other social agents, and b) opportunity for textualizing her discursive trajectory as a teacher, critically reflecting about her identity as a language teacher.

discourse; identity; future language teacher


ARTIGOS

Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissional1 1 Este trabalho integrou o Simpósio Paisagens líquidas: reflexões sobre (per)cursos e (con)textos de formação docente (Reichmann et al.), apresentado no I Congresso Internacional da ABRAPUI, UFMG, 2007.

Luciani Salcedo de Oliveira Malatér

Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

RESUMO

Este artigo tem por objetivo investigar como uma futura professora de língua inglesa narra parte de sua constituição identitária, tendo como base os referenciais teóricos da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 1989, 1992, 1995, 2003) e da Lingüística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994; halliday; matthiessen, 2004). Com o intuito de pontuar as manutenções e/ou as mudanças discursivas ocorridas no período de coleta de dados - entre 2004 e 2007, a discussão dos dados está centrada em dois pontos principais: a) o tornar-se professora de língua estrangeira e b) a influência do Curso de Licenciatura nesse processo identitário. As conclusões indicam que, ao narrar sobre sua constituição profissional docente, a participante da pesquisa revela que seu discurso é passível de mudança, tendo como condições: a) tempo para trocar experiências com outros agentes sociais e b) oportunidade de historiar sua trajetória formativa enquanto professora, refletindo criticamente sobre sua identidade docente.

Palavras-chave: discurso; identidade docente; professora pré-serviço.

ABSTRACT

This paper aims at investigating how a prospective EFL teacher narrates part of her identity construction, following the theoretical support of Critical Discourse Analysis (Fairclough, 1989, 1992, 1995, 2003) and Systemic Functional Linguistics (Halliday, 1994; halliday; matthiessen, 2004). Aiming at contrasting her discourse in the data collected between in 2004 and 2007, the data discussion focuses on: a) the process of becoming a foreign language teacher and b) the influence of the Language Teacher Education Program (Curso de Letras/Licenciatura) on this process. Conclusions indicate that, when narrating about her professional teaching identity, the research participant shows that her discourse may be changed when there are: a) time for exchanging experiences with other social agents, and b) opportunity for textualizing her discursive trajectory as a teacher, critically reflecting about her identity as a language teacher.

Keywords: discourse; identity; future language teacher.

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Recebido em outubro 2007.

Aprovado em novembro 2007.

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  • 1
    Este trabalho integrou o Simpósio
    Paisagens líquidas: reflexões sobre (per)cursos e (con)textos de formação docente (Reichmann
    et al.), apresentado no I Congresso Internacional da ABRAPUI, UFMG, 2007.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      16 Abr 2013
    • Data do Fascículo
      2008

    Histórico

    • Aceito
      Nov 2007
    • Recebido
      Out 2007
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