Acessibilidade / Reportar erro

Aquisição e complexidade em narrativas multimídia de aprendizagem

Este artigo apresenta reflexões sobre a aquisição de língua inglesa, entendida como sistema complexo em uma perspectiva êmica. Para tanto, discute aspectos da pesquisa narrativa, da multimodalidade e da complexidade da aquisição de segunda língua. Como evidências empíricas da aquisição, esta pesquisa utiliza excertos de narrativas multimídia de aprendizagem de língua inglesa, em que os narradores revelam aspectos de seus processos de aprendizagem por meio de textos, hipertextos, imagens e sons. Essas narrativas mostram que o processo de aquisição é um sistema complexo e que a segunda língua emerge da interação entre as diferentes experiências de aprendizagem dentro e fora do ambiente escolar.

aquisição; pesquisa narrativa; multimídia; complexidade


Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com