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A escrita como trabalho em atividades de revisão textual na formação docente inicial em Letras

Writing as work in activities of textual review in undergraduate courses of Languages and Literature

Resumo

Este artigo busca compreender como os pressupostos teórico-metodológicos da concepção de escrita como trabalho são refletidos em atividades de revisão textual por docentes em formação inicial em Letras. Pauta-se na concepção dialógica de linguagem e nos pressupostos da concepção de escrita como trabalho. A pesquisa tem por contexto o curso de Letras de uma universidade pública paranaense. O corpus é constituído por atividade de revisão textual realizada por docentes em formação inicial. As revisões produzidas foram classificadas em três grupos: (1) reconhecimento somente de problemas gramaticais significativos; (2) reconhecimento incipientemente das condições de produção e/ou do gênero discursivo, além da dimensão gramatical; (3) atendimento integral aos pressupostos da escrita como trabalho. Aponta-se que não houve uma relação direta entre o estudo dos aportes teóricos e sua aplicação.

Palavras-chave:
escrita como trabalho; formação docente inicial; revisão textual

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