Participantes
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Alunos do 6º ano de um colégio público do noroeste do Paraná e o professor regente, efetivo do quadro do magistério do Paraná e docente do curso de Letras. |
Local
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Colégio estadual de um município do noroeste do Paraná. |
Período/Quantidade de aulas
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2º semestre de 2019, 20h/a. |
1ª ETAPA - Apresentação da situação discursiva
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Atividade
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Descrição
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Atividade 1 - Aspectos sociais, históricos e culturais do gênero discursivo notícia |
Interação oral sobre o contexto de produção de uma notícia. Foi proposto um debate sobre as condições sociais e históricas que fazem com que esse gênero exista e sobre suas formas de recepção no contexto em que os alunos residem. Como etapa do trabalho de produção, deve-se buscar os horizontes de conhecimento dos alunos sobre o gênero a ser produzido. Isso se deve, entre outros motivos, porque muitos gêneros não fazem parte da cultura escrita local, com os quais terão o primeiro contato na escola. Foi o momento de explicar a funcionalidade e a importância do gênero para conscientizar de que a escrita é prática social comum na sociedade e se realiza de distintas formas e finalidades. |
Atividade 2 - A notícia no jornal impresso |
Prática de leitura de notícias no jornal impresso. Em grupos, os alunos leram notícias em jornais impressos, escolheram uma e identificaram a data de publicação e o nome do jornal. Após, houve a socialização com os outros grupos a fim de levantarem os diferentes fatos que se tornam notícia, bem como os diversos jornais que circulam naquele contexto. A aprendizagem da escrita envolve o contato com o gênero discursivo para o reconhecimento das características que o definem enquanto tal. Por isso, essa atividade teve por propósito que os estudantes lessem a notícia e que percebessem as principais características temáticas, composicionais e estilísticas, com o intuito de reconhecer a notícia como um gênero específico. |
ETAPA 2 - Prática de leitura de notícia
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Atividade
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Descrição
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Atividade 1 - Prática de leitura com o gênero notícia |
Atividades de leitura com o gênero notícia, para tanto utilizamos o livro didático “Para viver juntos: Português”, de Costa, Lousada e Marchetti (2015COSTA, C.; LOUSADA, E. G.; MARCHETTI, G.; SOARES, J. J. B. Para viver juntos: português: Ensino fundamental. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.). Nas questões de leitura, observou-se que o livro não privilegiava apenas o conteúdo temático, mas também os aspectos composicionais e estilísticos em articulação às condições de produção. Assim, durante essas práticas, os estudantes já foram conhecendo as características do gênero. A leitura é etapa fundamental que acompanha todo o processo de desenvolvimento da escrita. Geraldi (2015GERALDI, J. W. Mediações pedagógicas no processo de produção de textos. In: GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João, 2015. p. 165-182.) salienta que o processo de construção de palavras minhas, necessariamente se faz por meio da interação com as palavras dos outros, por isso a leitura de notícias se torna fundamental para que os estudantes adquiram um repertório antes de escrever o gênero pretendido. |
ETAPA 3 - Prática de escrita de notícia
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Atividade
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Descrição
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Atividade 1 - Escrita coletiva do gênero notícia |
Produzimos juntos uma notícia na lousa a partir de uma situação discursiva que motivava os estudantes a relatarem fatos acontecidos na escola. Para tanto, antes da execução, foram realizadas atividades de planejamento para definir o fato a ser noticiado e os elementos das condições de produção e das características temáticas, estilísticas e composicionais do gênero. Também realizamos coletivamente um exercício de revisão e de reescrita. É importante frisar que o professor e o aluno atuam como agentes do processo de produção textual. Como escrever notícias não é típico do cotidiano dos alunos, a atividade coletiva na lousa torna-se uma forma valiosa de ensinar a escrever, na qual os estudantes, junto ao professor, colocam em prática as características discutidas nas atividades anteriores e se engajam no projeto discursivo estabelecido para o texto. A produção textual torna-se, assim, espaço de interação com práticas efetivas de linguagem e de aprendizagem da escrita. Outro aspecto fundamental foi a atividade em conjunto de revisão e de reescrita da notícia para que todas as etapas fossem contempladas e os estudantes aprendessem a como executá-las. |
Atividade 2 - Produção individual de notícia |
A partir do comando que solicitava a produção de uma notícia a respeito de um acontecimento da escola, os alunos planejaram, revisaram e reescreveram individualmente seus textos. Nessa escrita individual é possível avaliar o seu desenvolvimento para identificar as estratégias já adquiridas e o nível de responsividade diante da proposta solicitada. |
Atividade 3 - Revisão, reescrita da notícia |
Depois de ser revisado pelo professor, os estudantes reescreveram seus textos em versão definitiva para a posterior publicação no mural da escola. |