Acessibilidade / Reportar erro

Narrativa escolar e publicidade

Resumos

Este artigo vem a apresentar os resultados da pesquisa intitulada Efeitos do filme publicitário na produção de textos de alunos do ensino fundamental. Utilizando como fundamentação teórica a Semiolingüística de Patrick Charaudeau (1992), analisamos 230 textos de alunos da 6ª série. Entre os resultados obtidos destacamos a evidência de que o modo de organização discursiva dos filmes publicitários, narrativo e/ou descritivo, produz efeitos no plano cognitivo que se manifestam na produção textual desses alunos.


This paper introduces the results of a research entitled "The effects of advertising films in the production of elementary students' texts". Drawing on Patrick Charaudeau's Semiolinguistics (1992), we analyzed 230 texts produced by 6th grade students in elementary school. Our findings suggest that the discursive organization of the films, narrative and / or descriptive, had a bearing on the students' textual production.


Narrativa escolar e publicidade

Thereza Maria Zavarese Soares

PIBIC / UERJ

RESUMO

Este artigo vem a apresentar os resultados da pesquisa intitulada Efeitos do filme publicitário na produção de textos de alunos do ensino fundamental. Utilizando como fundamentação teórica a Semiolingüística de Patrick Charaudeau (1992), analisamos 230 textos de alunos da 6a série. Entre os resultados obtidos destacamos a evidência de que o modo de organização discursiva dos filmes publicitários, narrativo e/ou descritivo, produz efeitos no plano cognitivo que se manifestam na produção textual desses alunos.

ABSTRACT

This paper introduces the results of a research entitled "The effects of advertising films in the production of elementary students' texts". Drawing on Patrick Charaudeau's Semiolinguistics (1992), we analyzed 230 texts produced by 6th grade students in elementary school. Our findings suggest that the discursive organization of the films, narrative and / or descriptive, had a bearing on the students' textual production.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire clu sens et de Vexpression Paris: Hachette. 1992.
  • FIORIN, J.L. Linguagem e ideologia São Pauio: Ática. 1988.
  • ROCHA, Everardo. A sociedade do sonho - comunicação, cultura e consumo Rio de Janeiro: Mauad. 1995.
  • SODRÉ, Muniz. A máquina de Narciso. Televisão, indivíduo e poder no Brasil 3a ed. São Paulo: Cortez. 1994.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Maio 2013
  • Data do Fascículo
    2003
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com