Esse trabalho defende uma perspectiva da metáfora nos meios audiovisuais, que entende tal processo como construção do significado, i.e., como conceitualizações corporificadas dinâmicas, associadas no seu cerne ao fluir da experiência. Isso envolve experiência em duplo sentido: como afeição imediata por meio de uma forma audiovisual orquestrada de experiência do movimento e como experiências sensório-motoras de domínios-fonte metafóricos. A partir de um método interdisciplinar (linguístico e análise de filme), este estudo apresenta a análise de um programa de TV sobre política alemã, que aborda o tema das perdas e ganhos na crise financeira. São dois os objetivos deste estudo de caso: reconstruir a complexidade da construção do significado metafórico na mídia audiovisual e ilustrar uma questão teórica: que metáforas em composições audiovisuais emergem de forma dinâmica a partir de experiências sensórias e afetivas.
metáforas audiovisuais; movimento expressivo cinemático; dinâmica da metáfora; construção de significado; metáfora e experiência; temática metafórica; emergência da metáfora