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Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 7, Número: 1, Publicado: 2007
  • Carta da Editora

    Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e
  • Metaphor in corpora: a corpus-driven analysis of Applied Linguistics dissertations

    Sardinha, Tony Berber

    Resumo em Português:

    O presente estudo visa a desenvolver uma metodologia para identificar metáforas em corpora. O procedimento é baseado no desejo de que o computador possa fornecer um repertório de candidatos a metáfora no corpus sem que tivesse tido acesso a uma lista de metáforas possíveis naquele corpus. A metodologia trabalha com uma seleção inicial de palavras, partindo então para a detecção dos colocados em comum entre essas palavras e para o cálculo da distância semântica daqueles pares de palavras que possuam um número mínimo de colocados em comum. Os casos que satisfazem esses critérios são examinados cuidadosamente pelo pesquisador por meio de concordâncias. Essa metodologia foi aplicada a um corpus de dissertações de mestrado de Lingüística Aplicada defendidas no Brasil. O trabalho enfatiza a importância do uso de metáforas nas dissertações de mestrado, como uma maneira de os novos pesquisadores demonstrarem pertencimento à Lingüística Aplicada.

    Resumo em Inglês:

    This study develops a methodology for finding metaphors in corpora. The procedure is based on the wish that, without a prior list of metaphors, the computer would provide a number of possible metaphor candidates. The methodology works by selecting an initial pool of word types in the corpus, finding shared collocates between pairs of those words and then computing a semantic distance measure for those word pairs which have a requisite number of mutual collocates. Cases which satisfy these criteria were then concordanced and interpreted. This methodology was applied to a corpus of MA dissertations in Applied Linguistics, completed in Brazil. The paper highlights the importance of the use of metaphors by novice Applied Linguistic researchers.
  • Luiz Inácio Lula da Silva entre dois mundos: uma análise de notícias do New York Times Artigos

    Dota, Maria Inez Mateus

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisa um conjunto de notícias publicadas pelo The New York Times , versão on-line, que aborda a presença do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no Fórum Social Mundial em Porto Alegre, Brasil, e no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, em janeiro de 2003. Baseando-se no referencial teórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso - Bell e Garrett (1998), Fairclough (1995 e 2001) e Fowler (1991) -, investigam-se as estratégias discursivas utilizadas pelo jornal para referir-se ao presidente brasileiro participando de dois eventos de repercussão internacional, que representam pólos ideológicos opostos.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes a set of news published on The New York Times on-line version which deals with the presence of Brazil's president, Luiz Inácio Lula da Silva, at the World Social Forum in Porto Alegre, Brazil, and at the World Economic Forum in Davos, Switzerland, in January, 2003. Based on Critical Discourse Analysis theoretical and methodological foundations - Bell and Garrett (1998), Fairclough (1995 and 2001) and Fowler (1991) -, the discoursive strategies used by the newspaper to refer to the Brazilian president participating of two events of international effect, which represent opposite ideological poles, are investigated.
  • Como os manuais de português para estrangeiros tratam a expressão da futuridade? Artigos

    Tafner, Elisabeth Penzlien

    Resumo em Português:

    A língua portuguesa dispõe de diferentes variedades lingüísticas para expressar a futuridade. Estas são empregadas pelos falantes conforme o interlocutor, local e assunto, porém a quantidade e a descrição dessas formas nos manuais de ensino de português para estrangeiros precisam de maior detalhamento. O trabalho de Tafner (2004) trata de sete formas verbais para a expressão da futuridade, das quais apenas duas foram encontradas nos manuais, o que sugere a necessidade de uma revisão destes, a fim de mostrar o funcionamento do sistema lingüístico do português. Na análise efetuada a partir de alguns manuais, escolhidos aleatoriamente, verificamos que a maioria faz referência apenas ao futuro sintético (-rei) ou à forma vou -R ou a ambas, mas sem apresentar para o aluno uma descrição detalhada a respeito de sua ocorrência, contextos que propiciam o emprego de uma ou outra forma verbal. Conseqüentemente, a falta dessas observações pode confundir o aluno quando ele tiver contato com outras formas de futuridade não incluídas nos manuais de ensino de PLE.

    Resumo em Inglês:

    The Portuguese language has different linguistic variants to express future. These variants are used by the speakers according to their interlocutors, the place and subject at hand. However, the quantity and the description of theses forms in Portuguese teaching manuals for foreigners need to be more detailed. Tafner's (2004) study describes seven verb forms to express future. From these seven forms, only two were found in the manuals. This finding suggests the necessity of revising such verb forms in order to show the functioning of the Portuguese linguistic system. In the analysis of some Portuguese teaching manuals randomly selected, it was verified that the majority of them presents only the simple future (-rei) or the perifrastic form with -ir or both, without providing the student a complete description about their occurrence or contexts that foster the use of one or another. Consequently, the absence of these observations can confound the student when he meets other future forms not included in Portuguese teaching manuals for foreigners.
  • Autonomia e Motivação em narrativas de aprendizes de português como língua estrangeira Artigos

    Carvalho, Fernanda Sousa

    Resumo em Português:

    Neste artigo, discuto os resultados de minha pesquisa dentro do projeto AMFALE - Autonomia em um Modelo Fractal de Aquisição de Língua Estrangeira. Com base em conceitos de autonomia e motivação e na correlação entre eles, analiso narrativas de aprendizes de português como língua estrangeira em Belo Horizonte. Tais análises atestam que a experiência de aprendizagem inserida em uma comunidade de falantes da língua-alvo propicia autonomia, à medida que caracteriza motivação intrínseca e/ou integrativa e oferece uma variedade de possibilidades para o aprendiz agir autonomamente com relação à própria aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    In this article, I discuss the results of my research within the project AMFALE-Autonomia em um Modelo Fractal de Aquisição de Língua Estrangeira. Based on concepts of autonomy and motivation and in the correlation between them, I analyze narratives of learners of Portuguese as a foreign language in Belo Horizonte. Such analysis testify that the learning experience in a community of speakers of the target language makes autonomy possible, as it characterizes intrinsic and/or integrative motivation, providing a variety of possibilities for the learner to act with autonomy towards his own learning.
  • Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo Artigos

    Silva, Kleber Aparecido da; Bartholomeu, Maria Amélia Nader; Claus, Maristela M. Kondo

    Resumo em Português:

    A auto-avaliação, segundo as pesquisas, tem se mostrado um excelente auxiliar para o processo de ensino/aprendizagem em sala de aula, como mecanismo diagnóstico, para que professores e alunos tenham uma visão mais clara de suas potencialidades. Este artigo, portanto, tem como objetivo apresentar as diferentes alternativas de auto-avaliação, seus objetivos e suas restrições, além de estudos bem-sucedidos em que foram utilizados esse instrumento avaliativo, à luz de teorias nas áreas de Educação e Lingüística Aplicada.

    Resumo em Inglês:

    According to some researches, self-assessment has played a very important role as a support to teaching/learning process in classroom environment as a diagnostic means to help teachers and students have a better view of their potentialities. Thus, this article aims at showing different alternatives of self-assessment, their objectives, as well as their restrictions, but mainly the successful studies in which this way of alternative assessment was used. This research was based on theories of Educational and Applied Linguistics areas.
  • Artigos

    Vidal, Rejane Teixeira

    Resumo em Português:

    Esta investigação combinou a instrução-focada-na-forma com o ensino baseado em tarefas em contexto de aprendizagem autônoma no cenário de ensino de inglês como língua estrangeira que tem por objetivo o desenvolvimento da interlíngua do aprendiz no que tange à precisão lingüística. Pretendeu-se dar uma contribuição ao entendimento de que, ao produzir a língua alvo enquanto se reflete sobre ela, o aprendiz pode consolidar conhecimento já existente assim como gerar conhecimento do que é novo para ele (Swain, 1998), ajudando-o a compreender e a tornar-se mais consciente de seu processo de aprendizagem como um todo. O estudo atingiu seus principais objetivos: trouxe evidências adicionais à reivindicação de que aprendizes eficientes compreendem o processo subjacente à sua aprendizagem e que tarefas com foco na forma que exploram o diálogo colaborativo via metafala têm o potencial de esclarecer questões do campo de estudo conhecido como "desenvolvimento do aprendiz" (Benson, 2001), além de melhorar a qualidade de sua produção lingüística.

    Resumo em Inglês:

    This investigation attempted to combine form-focused instruction with task-based learning in the context of autonomous learning in an English as a foreign language scenario with the aim of stretching learners' interlanguage as related to language accuracy. It intended to contribute to furthering the understanding concerning how producing the target language while reflecting on it may trigger cognitive processes that both consolidate existing knowledge and generate linguistic knowledge which is new to the learner (Swain, 1998), helping them understand and become more conscious of their learning process as a whole. The study has achieved the major aims it had set out to accomplish: it provided additional evidence for the claim that successful learners understand the process underling their own learning and that form-focused tasks which explore collaborative dialogue via metatalk have the potential to shed light on the field of learner development (Benson, 2001), besides pushing learners in their output.
  • Artigos

    Cruz, Neide Cesar

    Resumo em Português:

    Um aspecto controverso existente na literatura relacionada à inteligibilidade é a falta de consenso entre as terminologias e definições propostas. Este artigo apresenta uma revisão das terminologias e definições sugeridas para inteligibilidade entre o período de 1950 a 2003. Os conceitos e terminologias são discutidos e uma comparação entre eles é apresentada. Possíveis formas de coleta de dados para estudos em inteligibilidade são recomendadas.

    Resumo em Inglês:

    One controversial aspect found in the literature on intelligibility is the lack of consensus among the terminologies and concepts proposed by several scholars. This article presents a state-of-art review of the terminologies and definitions proposed for intelligibility from 1950 to 2003. The terminologies and definitions are presented and discussed, and a comparison among them, with specifications of the similarities found, is shown. At the end, ways of collecting data for further investigations on language learners' intelligibility are recommended.
  • O ensino de línguas estrangeiras e a sociedade Artigos

    Fogaça, Francisco Carlos; Gimenez, Telma Nunes

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo discutir a relação entre o ensino de línguas estrangeiras e a sociedade, por meio de três tendências político-filosóficas: a) educação como redenção, que vê a prática educacional como uma forma de redimir a sociedade de suas desigualdades; b) a visão reprodutivista, que vê a educação como forma de reproduzir as condições de produção da sociedade, mantendo suas desigualdades; c) a tendência transformadora, que entende que a educação tem um importante papel político e transformador a partir das necessidades e desejos das classes dominadas, buscando sua emancipação. Documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Orientações Curriculares Nacionais foram analisados para identificação dessas tendências. Os documentos revelaram traços das tendências redentora e transformadora, configurando os embates deflagrados por uma sociedade marcada por exclusão e diferentes interesses.

    Resumo em Inglês:

    This study aims at discussing the relationship between foreign language teaching and society through three political and philosophical approaches: a) education as the redemption of society, which sees it as a solution to all social inequalities; b) education as the as the reproduction of the social relations of production, which aims at keeping the status quo; c) a transformative approach to education, which attributes an important political and emancipatory role to education and takes into account the needs and ambitions of the dominated classes. This study analyzed some official documents issued by the Ministry of Education, which guide the educational process in this country, in the light of the three perspectives. The documents revealed traces of redemption and transformation as key elements in the learning/teaching of foreign languages, a result that translates the struggles of an unequal society.
  • A formação teórico-crítica do docente: a pesquisa-ação, uma experiência no México Artigos

    Mejía, María Noemí Alfaro; Rodea, Marisela Colín; Castro, Helena Maria da Silva Gomes; González, Leonardo Herrera

    Resumo em Português:

    O propósito deste trabalho é abordar aspectos relacionados com a formação teórica e crítica do professor de línguas, vinculados com o exercício da reflexão do docente sobre seu desenvolvimento na aula, a procura de informação e o trabalho colaborativo entre pesquisadores e professores. Para conseguir o nosso objetivo, delineamos, em primeiro lugar, o perfil do professor de línguas estrangeiras (PLE), a partir de representações existentes entre docentes de línguas estrangeiras de um curso de formação docente no Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras na Universidad Nacional Autónoma de México (CELE-UNAM). Para efeitos práticos, faremos referência, principalmente, ao docente da educação superior, mesmo que grande parte do aqui exposto atinge outros setores educativos. Em segundo lugar, abordamos a forma em que a noção de formação de professores foi construída no México, partindo das condições sociais em que arrancaram determinados programas de planejamento educacional, os quais procuravam favorecer a atualização acadêmica no país. Já na parte final do artigo, contextualizamos a nossa experiência como participantes no projeto Interação na sala de aula de Português como Língua Estrangeira, Pesquisa-Ação (PIA-PLE), levado a cabo na mesma universidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this article is to explore issues related to the theoretical and critical formation of foreign language teachers, linked with the teacher's reflection about his work in class and the search of information, as well as the colaborative work among teachers and researchers. First, we delineate a profile of a foreign language teacher in the Centro de Enseñanza de Lenguas Extranjeras at the Universidad Nacional Autónoma de México (CELE-UNAM). Then, we study the way the notion of teacher's training was built in Mexico, in the social context where the educational programs in our country began, aiming at encouraging academic actualization. Finally, we talk briefly about our experience in the project "Interaction in the classroom of Portuguese as a Foreign Language, Action Research (PIA-PLE)", developed in the same University.
  • A Experiência na Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras: levantamento, conceituação, referências e implicações para pesquisa Artigos

    Miccoli, Laura

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é refletir sobre a experiência na pesquisa em lingüística aplicada ao ensino de línguas estrangeiras (LAELE) no Brasil. A partir da motivação epistemológica, apresento os resultados das referências à experiência em títulos e resumos de artigos em publicações nacionais de 2000 a 2005. A explicitação do conceito experiência na filosofia e nas ciências cognitivas e a revisão de pesquisas nas áreas precede a discussão de sua importância e a apresentação de implicações para uma epistemologia para a sala de aula de línguas a partir da experiência. Sugere-se que novas pesquisas com foco nas experiências de professores e estudantes sejam realizadas para revelar os processos e dinâmicas associadas a elas, tendo por meta sentido, mudança e a transformação na sala de aula de língua além do fortalecimento da pesquisa em LAELE.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to reflect on experience as a research construct in applied linguistics research on classroom foreign language teaching and learning in Brazil. The motivation for investigating experiences provides the rationale for a survey on the reference to experience in the titles and abstracts of articles published from 2000 to 2005. This is followed by a review of the meaning of experience in philosophy and cognitive sciences and of the research which refer to experience. A discussion of its importance and implications for an epistemology for classroom foreign language teaching is followed by suggestions of further research on teachers' and students' experiences so as to reveal the processes and dynamics associated to them aiming for meaning, change and transformation in the language classroom as well as a new boost on classroom language learning and teaching research.
  • Meurer, J. L.; Bonini, A.; Motta-Roth, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. 295p Resenha

    Rodrigues, Francieli Socoloski
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
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