Resumo em Português:
RESUMO Atualmente, não há dúvidas sobre a disponibilidade de meios expressivos nos textos de conteúdo científico. O objetivo do artigo é analisar os meios estéticos em textos científicos devido à individualidade do autor e ao caráter dialógico da comunicação científica. Os materiais de pesquisa são artigos e teses científicas em espanhol. Os resultados são discutidos considerando a ideia de que existe um espaço intertextual comum entre o texto criado pelo autor e outros textos que compuseram a experiência cultural e científica do autor. Conclui-se que, além das funções tradicionais da intertextualidade no texto científico, existe uma função estética.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Currently, there is no doubt about the availability of expressive means in the texts of scientific content. The aim of the paper is to analyze aesthetics means in scientific texts due to the author’s individuality and dialogical nature of scientific communication. The research materials are Spanish scientific articles and theses. The findings are discussed regarding the idea that there is a common intertextual space between the text created by the author and other texts that made up the author’s cultural and scientific experience. The conclusion is made that besides the traditional functions of intertextuality in the scientific text there is an aesthetic function.Resumo em Português:
Resumo Embora as revisões sistemáticas (SRs) sejam importantes para a comunidade odontológica, uma revisão bibliográfica sugere que, até o momento, não foram realizados estudos linguísticos sobre a estrutura retórica das SRs odontológicas, em inglês. Este estudo contribui para preencher esta lacuna, seguindo uma abordagem integrada dos modelos de Swales e Bhatia e a abordagem da Nova Retórica. Para isso, coletamos e analisamos a organização retórica de 100 SRs no campo da odontologia. Os resultados indicam que os SRs seguem uma estrutura protótipo de Introdução-Método-Resultados-Discussão-Discussão-Conclusão (IMRDC). Isto pode ser dividido em 18 movimentos, dos quais 14 podem ser considerados obrigatórios. Esta proposta constitui um recurso empírico para acadêmicos, clínicos e estudantes de odontologia, aumentando a consciência do gênero discursivo, escrevendo e publicando efetivamente as SRs em revistas odontológicas internacionais.Resumo em Inglês:
Abstract Systematic reviews (SRs) are relevant for the dentistry community; however, a multidisciplinary literature review suggests that, to date, no linguistic study on the rhetorical structure of dental SRs in English has been carried out, a gap the present study hopes to partly fill. Integrating Swales’ and Bhatia’s models and the New Rhetoric approach to genre studies, we analyzed the rhetorical organization of 100 SRs in the field of dentistry. The results indicate that SRs follow a prototypical structure: Introduction-Method-Results-Discussion-Conclusion (IMRDC). It can be broken down into 18 moves, 14 of which could be considered obligatory. The template proposed could be a practical resource for oral health scholars, clinicians and students to not only raise genre-consciousness but also effectively write and publish SRs in international dentistry journals.Resumo em Português:
Resumo Considerando os pilares da construção da (compreensão em) leitura - leitor, texto, atividade e contexto - e os processos do discurso na e para a aprendizagem, busca-se tecer reflexões relacionadas ao texto e à (compreensão em) leitura, tais como: propósitos, procedimentos e problemas. Como fundamento, são utilizadas abordagens de trabalho com as informações do texto propostas por Meyer e colegas, Van Dijk e W. Kintsch e colegas. Dois estudos são apresentados, observando-se unidades menores de ideia - UMIs - como elementos básicos à construção das ideias centrais e do nível mais alto de representação. Os resultados apontam para a percepção de UMIs mais importantes numa síntese por leitores-experts, mas esperava-se maior coincidência na seleção. Paralelamente, vê-se a possibilidade do uso de UMIs como andaimes para aprendizagem de leitores em formação.Resumo em Inglês:
Abstract Comprehending texts from a cognitive-process perspective involves cornerstones such as reader, text, activity, context, and discursive processes. When related to the teaching-learning process, these elements have different importance. Based on Meyer and colleagues and Van Dijk, W. Kintsch and colleagues, this article discusses two studies to reflect upon and analyze the text and reading comprehension, including purposes, procedures, and problems, outlining the small unit ideas (SUI) as the basic factor to the construction of main ideas and the top-level structure. The results indicate that expert-readers perceive a set of main SUI, although a larger coincidence was expected, besides signaling a prospective use of SUIs to scaffold the teaching-learning processes of reading comprehension and summary construction of younger readers.Resumo em Português:
Resumo Este artigo busca compreender como os pressupostos teórico-metodológicos da concepção de escrita como trabalho são refletidos em atividades de revisão textual por docentes em formação inicial em Letras. Pauta-se na concepção dialógica de linguagem e nos pressupostos da concepção de escrita como trabalho. A pesquisa tem por contexto o curso de Letras de uma universidade pública paranaense. O corpus é constituído por atividade de revisão textual realizada por docentes em formação inicial. As revisões produzidas foram classificadas em três grupos: (1) reconhecimento somente de problemas gramaticais significativos; (2) reconhecimento incipientemente das condições de produção e/ou do gênero discursivo, além da dimensão gramatical; (3) atendimento integral aos pressupostos da escrita como trabalho. Aponta-se que não houve uma relação direta entre o estudo dos aportes teóricos e sua aplicação.Resumo em Inglês:
Abstract From a dialogical conception of language and considering the postulates of writing as work, this article aims to comprehend how activities of textual review applied to undergraduate courses of Language and Literature reflect theoretical-methodological assumptions of the concept of writing as work. This study comprises textual review activities applied by professors of the undergraduate course of Languages and Literature in a public university of the State of Paraná. Activities were classified into three groups: 1) recognizing significant grammatical errors; 2) recognizing contexts of production and/or discursive genre, beyond the grammatical dimension; 3) fully conforming to the assumptions of writing as work. The results indicate no direct correlation between studying theoretical contributions and consistently applying them on activities.Resumo em Português:
Resumo Este artigo expõe resultados de pesquisa cujo objetivo geral foi entender o que representava para a aquisição da escrita o aparecimento de segmentações não convencionais, resultantes de combinações entre separações e junções não previstas de palavras, em enunciados escritos por crianças. Especificamente, buscou-se compreender como essas segmentações funcionavam e descrever a emergência delas na primeira etapa do ensino fundamental (EF). O material foi constituído por 3.129 enunciados escritos, nos quais foram identificadas 321 segmentações, analisadas qualitativa e quantitativamente. A análise quantitativa permitiu verificar que essas segmentações são características do primeiro ciclo do EF. Por meio da análise qualitativa, averiguou-se que essas segmentações têm funcionamento complexo, resultante de um jogo entre irrupção e interrupção de práticas orais e letradas.Resumo em Inglês:
Abstract This article presents the results of a research aimed to understand what the presence of non-conventional segmentations resulting from combinations of non-expected separations and juncture of words in statements written by children meant for written language acquisition. Specifically, it sought to comprehend how segmentations worked and describe their emergence during the first stage of elementary education (EE). Among the 3.129 written statements included in the research, 321 segmentations were identified and analyzed qualitatively and quantitatively. The quantitative analysis showed that these segmentations are characteristic to the first stage of EE and the qualitative analysis indicated their complex operation, arising from a game of irruption and interruption of oral and literate practices.Resumo em Português:
Resumo Este artigo enfoca as práticas de escrita universitária multimodal. (KRESS, 2010; ARCHER; BREUER, 2016) Na América Latina, estes investigações sobre a escrita multimodal têm recebido pouca atenção, embora existam estudos focados numa visão logocêntrica. (KRESS, 2010; PARODI, 2010) Por esta razão, propomos ampliar nosso olhar, abordando a escrita universitária em dois sentidos: por um lado, para envolver a voz dos alunos (LEA; STREET, 1998; ROMERO; ALVAREZ, 2019), por outro, para incluir além do modo verbal. (BEZEMER; KRESS, 2008; VÁSQUEZ-ROCCA; VARAS, 2019) Assim, as representações sociais de estudantes e professores foram contrastadas em relação às produções multimodais. Os resultados indicam que ambos os grupos reconhecem a importância dos recursos semióticos, porém, seu ensino ainda é incipiente.Resumo em Espanhol:
Resumen Este artículo se centra en las prácticas de escritura universitaria con enfoque multimodal. (KRESS, 2010; ARCHER; BREUER, 2016) En Latinoamérica, las indagaciones sobre escritura multimodal han tenido escasa atención, pues predomina en los estudios una visión logocéntrica. (KRESS, 2010; PARODI, 2010) Por ello, proponemos ampliar la mirada al abordar la escritura universitaria en dos sentidos: por un lado, involucrar la voz de los estudiantes (LEA; STREET, 1998; ROMERO; ALVAREZ, 2019), por otro, llevar las indagaciones más allá del modo verbal. (BEZEMER; KRESS, 2008; VÁSQUEZ-ROCCA; VARAS, 2019) Así, se contrastaron las representaciones sociales de estudiantes y de profesores con relación a las producciones multimodales. Los resultados indican que ambos grupos reconocen la importancia de los recursos semióticos, sin embargo, su enseñanza es aún incipiente.Resumo em Inglês:
Abstract This article focuses on university writing practices with a multimodal approach. (KRESS, 2010; ARCHER; BREUER, 2016) In Latin America, inquiries in multimodal writing have had scarce attention, as a logocentric view predominates in the studies. (KRESS, 2010; PARODI, 2010) Therefore, we propose to broaden the gaze when approaching university writing in two senses: on the one hand, involving the students’ voice (LEA; STREET, 1998; ROMERO; ALVAREZ, 2019), on the other hand, taking the inquiries beyond the verbal mode. (BEZEMER; KRESS, 2008; VÁSQUEZ-ROCCA; VARAS, 2019) Thus, the social representations of students and teachers in relation to multimodal productions were contrasted. The results indicate that both groups recognize the importance of semiotic resources, however, their teaching is still incipient.Resumo em Português:
Resumo O crescimento de pesquisas sobre mídias imersivas na área de educação e a identificação de materiais (para)didáticos voltados, principalmente, para as ciências duras motivaram este estudo em linguística aplicada. Seu objetivo é compreender a criação de um material multimidiático, com finalidade didática, que incorporasse realidade aumentada (RA) e a leitura de um poema para alunos no ciclo inicial do ensino fundamental II. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de estudo de caso que buscou, dentre outras questões, entender as interpretações dos alunos sobre o poema, antes e após o uso da tecnologia, assim como suas impressões sobre o material. A análise dos resultados mostra o interesse despertado nos alunos e as potencialidades de uso da RA com o poema para os estudantes da pesquisa.Resumo em Inglês:
Abstract This study in Applied Linguistics was motivated by the increasing research on immersive media within the educational field and the identification of (para)didactic materials focused mainly on the hard sciences. It aims to understand the development of a multimidiatic material with didactic purposes that incorporated Augmented Reality (AR) and poem reading for students of the initial cycle of Middle School. With this end, this research comprises a qualitative case study that sought to understand, among other questions, students’ interpretations about the poem both before and after the use of technology, as well as their impressions of the material. The results show that the use of AR aroused students’ interest, indicating the potentialities of its use with the poem in this study sample.Resumo em Português:
Resumo Neste artigo, analisa-se que modelo de língua, dentro do continuum entre fala e escrita, é apresentado nos livros didáticos de português como língua estrangeira (PLE). Selecionamos cinco livros didáticos e observamos como eles apresentam os seguintes temas: pronomes oblíquos, pronomes demonstrativos, pronomes pessoais retos, pronúncia do verbo estar e preposição para. Observou-se que a maioria dos materiais adota a norma padrão como parâmetro para os conteúdos. Variantes mais informais da língua são negligenciadas, mesmo quando os exercícios simulam conversas informais. A situação de comunicação em que os falantes se encontram também não é considerada. Questiona-se se a língua padrão é o parâmetro de ensino mais adequado para promover o letramento de alunos de PLE e sua inserção em um ambiente informal no Brasil. Apresentam-se, também, sugestões de tópicos de língua falada que podem ser incorporados ao ensino de PLE.Resumo em Inglês:
Abstract This article analyzes how textbooks of Portuguese as a second language dThis article analyzes how textbooks of Portuguese as a second language deal with the spectrum of language variation imposed by Brazilian Portuguese. This study was conducted with five textbooks, comparing five grammar topics across them: object pronouns, demonstrative pronouns, subject pronouns, pronunciation of the verb estar (‘to be’), and the preposition para (‘to’, ‘for’). The results indicate that most materials present a highly standard variation of Portuguese, with colloquial variants being mostly neglected even in exercises mimicking informal dialogues. The materials also ignore the communicative situation in which speakers were inserted. In this scenario, the article questions whether an approach to Portuguese language based on the standard variation would be the best teaching strategy for promoting literacy and the socialization of students in Brazil. We also suggest some topics related to informal Portuguese that could be incorporated in language classes.Resumo em Português:
Resumo O artigo propõe discutir a relação entre a adequação linguística e a noção de estilo em sociolinguística, mirando a relevância dessa discussão para o ensino de língua portuguesa, especificamente no que diz respeito à variação na concordância verbal do português brasileiro. Num primeiro momento, o trabalho elabora uma reflexão teórica amparada na revisão de certa literatura sociolinguística sobre a questão da variação estilística para, em seguida, empreender uma análise de seção dedicada ao tema da concordância verbal de dois livros didáticos de língua portuguesa de ensino médio. Ao cabo desse percurso teórico e aplicado, o trabalho sustenta que a adequação linguística é forjada mais amplamente na prática estilística, convidando a observá-la mais detidamente.Resumo em Inglês:
Abstract This paper discusses the association of linguistic adequacy and style in Sociolinguistics, focusing on its relevance to Portuguese language teaching, specifically regarding Brazilian Portuguese verbal agreement. From the review of specific sociolinguistic literature, this work first reflects upon the issue of stylistic variation. Then, it presents a section analysis dedicated to the topic of verbal agreement based on two Portuguese high school textbooks. Finally, the work defends that linguistic adequacy is more widely forged in stylistic practice, meriting further observation.Resumo em Português:
RESUMO Neste artigo, relatamos uma investigação sobre a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) nas perspectivas dos Letramentos Críticos (LC) e da Competência Simbólica (CS). Primeiramente, discutimos a relevância dos LC e da CS para o contexto da educação linguística, mais especificamente no que tange à produção de REA; em seguida, descrevemos alguns princípios teórico-metodológicos dos LC e da CS que podem servir de parâmetro para produção de REA; finalmente, demonstramos de que modo tais princípios podem ser aplicados à produção de tais materiais. O artigo demonstra de que forma os princípios teórico-metodológicos dos LC e da CS podem ser aplicados à produção de REA, oferecendo subsídios para que os(as) educadores(as) linguísticos(as) possam produzir materiais de ensino nas perspectivas em questão.Resumo em Inglês:
ABSTRACT This paper reports on research on the development of Open Educational Resources (OER) in the perspective of Critical Literacy (CL) and Symbolic Competence (SC). First, we discuss the relevance of Critical Literacy and Symbolic Competence to the context of language education, specifically with regard to OER production; afterwards, we approach theoretical-methodological principles of CL and SC that may be used as parameters for OER production; finally, we demonstrate how such principles can support the production of such materials. The paper demonstrates how theoretical-methodological principles of CL and SC may be applied to OER production by offering subsidies so that educators may not only produce teaching materials in the perspective in question, but also do so from their respective educational realities.Resumo em Português:
RESUMO Na interface entre internacionalização e políticas linguísticas (ALTBACH; KNIGHT, 2007), o programa O Paraná fala Idiomas (inglês) surge como uma estratégia de internacionalização de universidades do estado do Paraná. Nesse viés, este estudo de caso, de natureza qualitativa, objetivou descrever e explicar de que forma, se alguma, o referido programa pode contribuir para o processo de formação continuada de professores. Além disso, o estudo buscou discutir futuras ações, mediadas pelo Programa, com vistas ao fomento da formação de professores. Por meio de sessões de discussões teórico-metodológicas e entrevistas semiestruturadas, o estudo envolveu três professores de inglês e um coordenador pedagógico. Os resultados apontam que a formação continuada de professores no Programa é caracterizada por desafios com questões didático-pedagógicas e administrativas e por benefícios (ganhos) em termos pragmáticos, cognitivos e de empoderamento.Resumo em Inglês:
ABSTRACT At the interface between internationalization and language policies (ALTBACH; KNIGHT, 2007), the Paraná Speaks Languages (English) Program emerges as a strategy for the internationalization of universities in the state of Paraná. In this respect, this qualitative case study endeavored to describe and explain the extent to which the Program can contribute to the process of continuing teacher education. In addition, the study sought to discuss future actions, mediated by the Program, aiming at an improvement in teacher education. Through theoretical-methodological sessions and semi-structured interviews, the study involved three English teachers and a pedagogical coordinator. Results indicate that the continuing teacher education in the Program is characterized by didactic-pedagogical and administrative challenges and benefits (gains) in terms of pragmatic, cognitive and empowerment domains.Resumo em Português:
RESUMO Estre trabalho surge a partir de incômodos de seus autores acerca do ensino de literatura e das discussões concernentes a esse domínio, sobretudo referente à exclusão da cultura de grupos subalternizados nos espaços educacionais. Nossa intenção é ampliar o debate sobre o impacto da colonialidade dos saberes no campo da educação e, mais especificamente, no contexto de ensino de literatura. Ao longo da discussão, temas como multiculturalismo, interculturalidade, cânone literário e formação de professores serão agenciados para fundamentar uma proposta de ensino de literatura estruturada pela diversidade cultural que compõe a sociedade, construída com os sujeitos subarternizados e incompatível com preconceitos étnicos-raciais, homofóbicos, misóginos e classistas. Apenas a partir dessas transformações, será possível pensar o ensino de literatura como processo educativo de inclusão e democratização cultural.Resumo em Inglês:
ABSTRACT This work emerges from some discomfort shared by its authors regarding the teaching of literature and the discussions about this domain, especially related to the culture exclusion of some subalternized groups from educational spaces. Our intention is to expand the debate on the coloniality of knowledge impact in the field of education and, more specifically, in the context of teaching literature. In the course of the discussion, themes such as multiculturalism, interculturality, literature canon, and teacher education will be arranged to support a proposal for teaching literature structured by the cultural diversity in which society is set, built along with subarternized subjects and incompatible with ethnic-racial, homophobic, misogynist and classist prejudice. Only after these transformations, it will be possible to think about teaching literature as an educational process of cultural inclusion and democratization.