Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Literatura Comparada, Volume: 24, Número: 46, Publicado: 2022
  • ARQUIVO DAS MEMÓRIAS, MEMÓRIA DOS ARQUIVOS Apresentação

    Bordini, Maria da Glória; Moraes, Marcos Antonio de
  • Tempo e memórias em árvores e nos seres humanos Artigo

    Willemart, Philippe

    Resumo em Português:

    RESUMO: Comparar e diferenciar o tempo das árvores e o tempo dos homens e, portanto, sua respectiva memória será o primeiro passo deste artigo. Muitas vezes esquecidas apesar de sua longevidade muito superior à do homem, as árvores impõem uma reflexão ecológica sobre a memória. Em um segundo passo, comparar o tempo de memória do hoje ilustrado pelas árvores, num objeto feito com inteligência artificial e no exigido pela arte.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Comparing and differentiating the time of trees and the time of men and therefore their respective memory will be the first step of this article. Often forgotten despite their longevity far superior to that of man, trees impose an ecological reflection on memory. In a second step, compare the memory time of today illustrated by trees, an object made with artificial intelligence and in the required by art.
  • O museu em chamas: a perda do patrimônio e as tecnologias digitais sob a luz de um incêndio Artigo

    Gobira, Pablo; Portugal, Priscila Rezende

    Resumo em Português:

    RESUMO Este é um artigo oriundo de pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Poéticas Fronteiriças (http://labfront.tk), um grupo de pesquisa, desenvolvimento e inovação (CNPq/UEMG). Nele analisamos o caso do incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, o qual pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), considerada a maior perda de patrimônio histórico e cultural no Brasil até os dias de hoje. O nosso objetivo é discutir a ideia de “contemporâneo”, a partir do pensamento de Giorgio Agamben (2009), e a relação que podemos estabelecer entre essa noção e o museu em chamas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This is an article based on research carried out at the Laboratory of Front Poetics (http://labfront.tk), research, development, and innovation group (CNPq/UEMG). In it, we analyze the case of the fire in the National Museum of Rio de Janeiro, which belongs to the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), considered the biggest loss of historical and cultural heritage in Brazil to this day. Our objective is to discuss the idea of “contemporary” based on the thought of Giorgio Agamben (2009) and the relationship that we can establish between this notion and the burning museum.
  • Silenciamentos e impasses na transmissão memorial: Haiti e Brasil vistos pelos olhos de duas escritoras afro-americanas: Emmelie Prophète e Djamila Ribeiro Artigo

    Bernd, Zilá

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo apresenta, através da análise dos romances Les villages de dieu (2021), Un ailleurs à soi (2018) e Le bout du monde est une fenêtre (2018) da escritora haitiana Emmelie Prophète, reconhecida como a grande voz feminina da literatura haitiana contemporânea, e Cartas para minha avó (2021) da escritora e filósofa brasileira Djamila Ribeiro, as relações entre ausências, solidões e apagamentos e o desejo de representificação, através da literatura, de estoques memoriais que ficaram à margem. A obra da teórica francesa Anne Muxel, Individu et mémoire familiale (1996), subjaz a nossa leitura, que tenta iluminar a importância da memória genealógica no trabalho de reapropriação identitária. As obras das duas escritoras afro-americanas, buscam dar voz aos que foram subalternizados, reivindicando sua humanidade e rompendo as amarras de seus silenciamentos e de suas solidões.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article presents, through the analysis of the novels Les villages de dieu (2021), Un ailleurs à soi (2018) and Le bout du monde est une fenêtre (2018) by the Haitian writer Emmelie Prophète, recognized as the great female voice of Haitian contemporary literature, and Letters to my grandmother (2021) by the Brazilian writer and philosopher Djamila Ribeiro, the relations between absences, loneliness and erasures and the desire to represent, through literature, memorial stocks that remained on the sidelines. The work of the French theorist Anne Muxel, Individu et mémoire familiale (1996), underlies our reading that tries to illuminate the importance of genealogical memory in the work of re-appropriating identity. The works of the two African-American writers seek to give a voice to those who have been subalternized, claiming their humanity and breaking the bonds of their silences and loneliness
  • Memória e o romance neo-escravo em The Underground Railroad de Colson Whitehead e A Dança Da Água de Ta-Nehisi Coates Artigo

    Ferreira Junior, Roberto

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta análise investiga dois romances afro-americanos recentes, a saber, The Underground Railroad (2016) de Colson Whitehead e The Water Dancer (2019) de Ta-nehisi Coates a partir das configurações propostas pelo gênero literário conhecido como narrativas neo-escravas. Essas narrativas são releituras ficcionais pós-modernas de narrativas escravas do século 19 as quais tiveram um papel fundamental no processo de abolição americano. Primeiramente, farei um breve panorama das narrativas neo-escravas, particularmente no que diz respeito ao contexto literário norte-americano, e procederei à investigação de como os dois romances podem ser classificados como pertencentes a esse gênero. Em segundo lugar, debruçarei sobre o papel da memória em ambos os romances, à medida que eventos históricos esquecidos e mitos religiosos são revisitados pelos escritores. Como suporte teórico, recorrerei a autores como Bernard Bell, Ashraf H.A. Rushdy, Toni Morrison, Valerie Smith, entre outros, que investigaram não apenas os motivos do surgimento das narrativas neo-escravas, mas também refletiram sobre as implicações que essas narrativas pós-modernas têm para a memória da escravidão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This analysis investigates two recent African-American novels, namely, The Underground Railroad (2016) by Colson Whitehead and The Water Dancer (2019) by Ta-nehisi Coates from the configurations proposed by the literary genre known as neo-slave narratives. These narratives are postmodern fictional reinterpretations of 19th century slave narratives which had a fundamental role in the American process of abolition. First, I will provide a brief overview of neo-slave narratives, particularly with regards to the North American literary context, and proceed to investigate how the two novels can be classified as belonging to this genre. Second, I will focus on the role of memory in both novels as forgotten historical events and religious myths are revisited by the writers. As theoretical support, I will turn to authors such as Bernard Bell, Ashraf H.A. Rushdy, Toni Morrison, Valerie Smith, among others, who investigated not only the reasons for the emergence of neo-slave narratives, but also reflected on the implications that these postmodern narratives have for the memory of slavery.
  • Mémoire volatile et obsession d’une trace: sur le chemin obscur des « Souvenirs dormants » Artigo

    Juncker, Filomena

    Resumo em Português:

    RESUMO Se os estudos sobre a memória ocupam um lugar de destaque nas pesquisas científicas atuais (neurociências cognitivas, inteligência artificial, neurotecnologias…), o desenvolvimento de uma arte da memória, capaz de aumentar os poderes do homem, opondo a desordem da morte à boa ordem dos vivos, já interessava ​​poetas e intelectuais da antiguidade clássica. Em Souvenirs dormants, Patrick Modiano (Prêmio Nobel de Literatura 2014) parece inspirar-se em alguns mnemonistas famosos evocados alhures por Jacques Roubaud, para continuar a esculpir uma bela e poderosa arte da memória, constantemente consolidada ao longo de sua obra. Através do labirinto de lugares e imagens da memória nebulosa do narrador, é também uma página escura da história que ainda se revela em seus aspectos mais inapreensíveis.

    Resumo em Francês:

    RESUMÉ Si les études sur la mémoire occupent une place majeure dans la recherche scientifique actuelle (neurosciences cognitives, intelligence artificielle, neuro-technologies…), le développement d’un art de la mémoire, capable d’accroître les pouvoirs de l’homme, en opposant au désordre de la mort le bon ordre du vivant, intéressait déjà des poètes et intellectuels de l’Antiquité classique. Dans Souvenirs dormants, Patrick Modiano (Prix Nobel de littérature 2014) semble s’inspirer de quelques mnémonistes célèbres évoqués ailleurs par Jacques Roubaud, pour continuer à ciseler un art de la mémoire fin et puissant, consolidé sans cesse tout au long de son œuvre. À travers le dédale de lieux et d’images de la mémoire embrumée du narrateur, c’est aussi une page sombre de l’Histoire qui se dévoile encore dans ses aspects les plus insaisissables.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT If studies on memory occupy a major place in current scientific research (cognitive neurosciences, artificial intelligence, neuro-technologies…), the development of an art of memory, capable of increasing the powers of man, by opposing to the disorder of death the good order of the living, already interested poets and intellectuals of classical antiquity. In Souvenirs dormants, Patrick Modiano (Nobel Prize for Literature 2014) seems to draw inspiration from some famous mnemonists evoked elsewhere by Jacques Roubaud, to continue to chisel a fine and powerful art of memory, constantly consolidated throughout his work. Through the maze of places and images from the hazy memory of the narrator, it is also a dark page of history that is still revealed in its most elusive aspects.
  • A literatura como lugar de memória: uma análise de Muito longe de casa, de Ishmael beah Artigo

    Carreira, Shirley de Souza Gomes

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre memória e arquivo a partir da análise da obra Muito longe de casa: memórias de um menino-soldado, de Ishmael Beah (2015), em que o autor narra a sua trajetória desde o assassinato de sua família durante a Guerra Civil de Serra Leoa até a sua fuga para os Estados Unidos, depois de ter sido forçado a atuar como soldado no conflito. A partir de perspectivas teóricas de Heloísa Bellotto e Terry Cook acerca da natureza do arquivo e de Márcio Seligmann-Silva, Walter Benjamin, Paulo Ricoeur, Michael Pollak e Diego Antonello em relação às operações da memória no testemunho do trauma, examinaremos a narrativa de Beah considerando a literatura como um lugar de memória (NORA, 1993).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The article proposes a reflection on the relationship between memory and archive from an analysis of the work A long way gone: the true story of a child soldier, by Ishmael Beah (2015), in which the author narrates his trajectory since the murder of his family during Sierra Leone's Civil War until he fled to the United States after being forced to act as a soldier in the conflict. Based on the theoretical perspectives of Heloísa Bellotto and Terry Cook on the nature of the archive and on the theories developed by Márcio Seligmann-Silva, Walter Benjamin, Paulo Ricoeur, Michael Pollak and Diego Antonello on the mnemonic operations in the testimony of trauma, we will examine Beah's narrative considering literature as a place of memory (NORA, 1993).
  • Tempo e romance contemporâneo para além do realismo traumático Artigo

    Felippe, Eduardo Ferraz

    Resumo em Português:

    RESUMO Esse ensaio tenciona analisar romances contemporâneos que lidam com a memória fora do referencial teórico do denominado realismo traumático. Início tratando de uma das versões mais destacáveis do trauma dentro da produção contemporânea em artes, a relação entre realismo traumático e arquivo. Depois, lido com o tema da nostalgia em dois romances: o Nostalgia de Mircea Cărtărescu e o The Return de Hisham Matar. Por fim, enfatizo a relação entre temporalidade e literatura contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The essay intends to analyze contemporary novels that deal with memory outside the theoretical framework of the so-called traumatic realism. The paper begins with an outstanding version of trauma studies: the relationship between traumatic realism and the archive. The assumption is to study the theme of nostalgia on two novels: Mircea Cărtărescu’s Nostalgia and Hisham Matar’s The Return. Finally, the paper emphasizes the relationship between contemporary literature, affects and temporality.
  • Corina Coaraci: crônicas do século xix para serem lidas no século xxi Artigo

    Vasconcellos, Eliane; Mendes, Moema

    Resumo em Português:

    RESUMO Corina Coaraci (Estados Unidos, 18/4/1859 - 23/3/1892) foi jornalista, filha da americana Mary Frances Lawe e do jornalista brasileiro Carlos Francisco Alberto de Vivaldi. A convite de José do Patrocínio, entrou para a redação do jornal Cidade do Rio, onde passou a escrever a coluna semanal “A Esmo”. Coaraci colaborou em periódicos, como: Illustração Brazil, South American Mail, Illustração Popular, Folha Nova, Gazetinha, The New York Herald, Cidade do Rio, Correio do Povo, O Paiz. Sua atividade literária não se limitava a simples comentários ou a notícias de faits divers. No Cidade do Rio, a cronista transita por diversos temas, como roubos, assassinatos, infanticídios, notícias literárias e políticas. Outro assunto importante ao qual damos destaque é a posição da mulher enquanto ser social. Ela preconizava a ampliação legal dos direitos civis e políticos da mulher, equiparando seus direitos aos dos homens. Embora não tenha publicado nenhum livro de sua autoria, Corina Coaracy é um nome significativo em nossas letras. Elegemos como corpus o período de 5 de julho a 27 de setembro de 1890 da citada coluna para as reflexões que constituem este artigo. Seu objetivo é divulgar a sua obra, fazê-la conhecida a fim de que pesquisadores tenham acesso à sua produção com o objetivo de conhecer o que escreviam e publicavam as mulheres no século XIX.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Corina Coaraci (United States, 4/18/1859 - 3/23/1892) was a journalist, daughter of American Mary Frances Lawe and Brazilian journalist Carlos Francisco Alberto de Vivaldi. At the invitation of José do Patrocínio, she joined the editorial staff of Cidade do Rio, where she began writing the weekly column “A Esmo”. She has collaborated in periodicals such as: Illustração Brazil, South American Mail, Illustração Popular, Folha Nova, Gazetinha, The New York Herald, Cidade do Rio, Correio do Povo, O Paiz. Her literary activity was not limited to simple comments or news of faits divers. In Cidade do Rio, the columnist transits through several themes, such as, robberies, murders, infanticides, literary and political news. Another important issue that we highlight is the position of women as a social being. She advocated the legal expansion of women's civil and political rights, equating their rights with those of men. Although she has not published any books of her own, Corina Coaracy is a significant name in our literature. We chose as corpus the period from July 5th to September 27th, 1890, of the aforementioned column for the reflections that constitute this article. Its aim is to publicize her work, to make it known so that researchers have access to her production in order to know what women wrote and published in the 19th century.
  • Os arquivos, as ideias assentes e o elogio da desconfiança Artigo

    Abreu, Márcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir os abalos que a pesquisa em fontes primárias pode causar em ideias assentes no campo das Letras, retomando investigações que realizei em diferentes épocas, sempre sustentadas no trabalho em arquivos. Para tanto, o texto será subdivido em três partes, em que comentarei três asserções tidas como fatos antes de que fossem confrontadas com documentos e dados históricos. A primeira delas é a que afirma ser a literatura de folhetos nordestina uma adaptação local do cordel português. A segunda alega ter sido precária ou quase nula a cultura letrada no Brasil no período colonial. E a terceira assevera que a história literária se desenvolve no interior de territórios nacionais, sendo autor e obra seus elementos centrais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article's aim is to present and discuss what changes the research in primary sources can produce in traditional ideas rooted in the field of Letters. It will resume investigations that I carried out at different times, always supported by researching in archives. The text will be subdivided into three parts, in which I will comment on three assertions taken as facts before they were confronted with documents and historical data. The first of them is the one that claims Portuguese "literatura de cordel" is the source from which derives the "literatura de folhetos" from the Northeastern part of Brazil. The second states that literate culture in the colonial period was precarious or almost null in Brazil. And the third asserts that the history of literature develops itself within national borders, and should have authors and texts as its central elements.
  • De papéis a documentos: Monteiro Lobato (1882-1948) e outros modernismos brasileiros Artigo

    Lajolo, Marisa; Bignotto, Cilza; Tin, Emerson; Bastos, Glaucia S.; Chiaradia, Kátia; Camargo, Luís; Martins, Milena; Silva, Raquel Afonso da; Abreu, Tâmara; Albieri, Thaís

    Resumo em Português:

    RESUMO: O artigo apresenta em detalhe a gênese do Fundo Monteiro Lobato, no CEDAE/Unicamp, abrangendo desde o projeto inicial até o desenvolvimento do Acervo ao longo dos anos. Algumas seções são mais explicitadas, como cartas (algumas transcritas), fotografias, livros e presença na mídia. Destaca seu papel para o conhecimento mais completo das plateias e bastidores da história literária brasileira dos inícios do século XX, para além dos estereótipos correntes sobre o escritor.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The article presents in detail the genesis of the Monteiro Lobato Fund, at CEDAE/Unicamp, covering from the initial project to the development of the Archive over the years. Some sections are more explicit, such as letters (some transcribed), photographs, books and presence in the media. It highlights its role for a more complete knowledge of the audiences and backstage of Brazilian literary history of the beginning of the 20th century, beyond the current stereotypes about the writer.
  • Arquivos nos estudos de crítica genética: questões conceituais e estudos de caso nos acervos de Mário de Andrade e Otto Stupakoff Artigo

    Almeida, Aline Novais de; Pfutzenreuter, Edson do Prado; Spineli, Patricia Kiss

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo trata de arquivos que salvaguardam diferentes tipos de materialidades de artistas e suas relações com os processos criativos, vistos a partir dos pressupostos da crítica genética. Inicialmente, são apresentados os arquivos como documentos de processo. Em outro momento, há os estudos de caso dos acervos de Mário de Andrade (IEB-USP) e Otto Stupakoff (IMS), no intento de compreender o que os conjuntos revelam para os estudos do processo de criação. Por fim, são abordados determinados aspectos dos arquivos para enfatizar os conflitos que envolvem sua própria existência e organização.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This paper deals with archives that preserve different types of artists' materialities and their relationships with creative processes in light of the genetic criticism assumptions. Initially, aspects of the archives are presented as process documents. Afterwards, case studies will be dealt based on the collections of Mário de Andrade (IEB-USP) and Otto Stupakoff (IMS), in order to understand what the collection reveals for the study of creative processes. Finally, the main aspects of archives are discussed, emphasizing the conflicts that involve their very existence and organization.
  • Conectando os fragmentos de José Enrique Rodó: uma análise dos originais de Ariel Artigo

    Santos, Elisângela da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO A obra Ariel, do pensador uruguaio José Enrique Rodó foi publicada pela primeira vez em 1900 e escrita num momento crucial da história do continente. O eixo principal deste artigo é realizar uma análise dos materiais preparatórios da obra, a partir de uma pesquisa realizada nos arquivos do autor, lotados na Biblioteca Nacional do Uruguai. A análise dos seus arquivos nos auxiliou na recuperação de muitas leituras e debates realizados por Rodó no momento em que antecede à conclusão da obra. Pudemos observar que as teorias filosóficas acessadas por ele foram encaradas como mecanismos de conexão entre Europa e América. A partir de cada material preparatório da obra, encontramos um Rodó que escrevia e reescrevia suas ideias de modo minucioso. Nossa tentativa foi buscar perceber como em meio a esse emaranhado de “rascunhos soltos”, “leituras diversas”, podemos fundir e observar uma interpretação da realidade americana em processo de construção.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Ariel, by the Uruguayan thinker José Enrique Rodó, was first published in 1900, written at a crucial moment in the history of the continent. This article focuses mainly on performing an analysis of the preparatory materials of the work, based on a research carried out in its archive, placed in the National Library of Uruguay. The analysis of those archives helped us to recover many readings and debates carried out by Rodó at the moment before the conclusion of the work. We could observe that the philosophical theories accessed by him were comprehended as mechanisms of connection between Europe and America. From each preparatory material of the work, we found a Rodó who wrote and rewrote his ideas in a meticulous way. Our attempt was to try to understand how, in the midst of this tangle of "loose drafts" and "diverse readings", we can merge and observe a philosophical interpretation of the American reality in the process of construction.
  • O arquivo Rusty Butler: revelações da repressão cultural durante a ditadura militar brasileira Artigo

    Knapp, Calla J. C.; Nielson, Rex P.

    Resumo em Português:

    RESUMO Os vinte e um anos da ditadura militar no Brasil (1964-1985) foram marcados por severa repressão, pois os censores governamentais procuravam controlar a mídia e a produção artística. Durante esses anos tensos, como tem sido bem documentado, jornalistas, acadêmicos, escritores e artistas às vezes lutaram por dar voz a sua oposição ao controle militar opressivo. Muitos se voltaram ao teatro de protesto como forma de denunciar os abusos da ditadura. Não é surpresa que muitas peças produzidas então foram ou pesadamente censuradas ou foram fechadas por completo. No fim dos anos 1960 e no início dos 1970, um jovem pesquisador brasilianista dos Estados Unidos, Ross “Rusty” Butler, fez amizade, entrevistou e conduziu pesquisa de campo sobre autores de teatro de protesto e suas obras. Quando Butler se preparava para voltar aos Estados Unidos, depois de ter sido ele mesmo ameaçado por oficiais do governo, alguns de seus novos amigos pediram-lhe para levar suas obras - incluindo algumas peças inéditas e em manuscrito - para fora do país de modo a evitar a censura. Agora, cinquenta anos depois, essas peças e manuscritos, com outros materiais de pesquisa de Butler, estão vindo finalmente à luz através do Arquivo Rusty Butler. Esse arquivo demonstra a relação complexa entre a ditadura militar, a censura e a produção cultural durante os anos 1960 e 1970.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The twenty-one years of military dictatorship in Brazil (1964-1985) were marked by severe repression as government censors sought to control media and artistic production. During these tense years, as has been well documented, journalists, academics, writers, and artists at times struggled to voice their opposition to oppressive military control. Many turned to protest theater as a way to speak out against the dictatorship’s abuses. Unsurprisingly, many plays produced at this time were either heavily censored or shut down entirely. In the late 1960s and early 1970s, a young Brazilianist scholar from the United States, Ross “Rusty” Butler, befriended, interviewed, and conducted field research on authors of protest theater and their works. When Butler was preparing to return to the United States after being threatened himself by government officials, a few of his new friends asked him to take their works-including some plays that were unpublished and in manuscript form-out of the country in order to avoid censorship. Now, fifty years later, those plays and manuscripts, along with Butler’s other research materials, are finally coming to light through the Rusty Butler Archive. The Rusty Butler Archive demonstrates the complex relationship between the military dictatorship, censorship, and cultural production during the 1960s and 70s.
  • Arquivos e memórias de escritores e dramaturgos baianos: edição, crítica filológica, genética e sociológica Artigo

    Borges, Rosa

    Resumo em Português:

    RESUMO A filologia ocupa-se das práticas de edição e crítica de textos, buscando trazer, em novo circuito de leitura, as produções artístico-literárias e diferentes possibilidades de leitura e interpretação (crítica filológica). Neste artigo, pretende-se, a partir da massa documental que forma os acervos de escritores e dramaturgos baianos, relativa à produção dramatúrgica sob censura, no período da ditadura militar (1964-1985), dar destaque a algumas memórias lidas pelo pesquisador nos documentos que atestam a gênese do texto e/ou do espetáculo e as redes de sociabilidades do mesmo. Para tal fim, foram selecionados dois textos, levando-se em conta os gestos de produção e transmissão do texto teatral censurado, evidenciados no estudo do processo criativo (crítica genética) e das ações dos diferentes agentes sociais, escritores, atores, diretores, censores etc., envolvidos com a produção, circulação e recepção dos textos (crítica sociológica). No campo da filologia em diálogo com outros saberes, propõem-se edições e críticas em uma vertente editorial pragmática.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Philology deals with the practices of text editing and criticism, seeking to bring artistic-literary productions and different possibilities for reading and interpretation (philological criticism) in a new reading circuit. Based on the documentary mass that makes up the collections of writers and playwrights from Bahia, relating to dramaturgical production under censorship during the military dictatorship (1964-1985), this article intends to highlight some memories read by the researcher in the documents that attest to the genesis of the text and/or the spectacle and its sociability networks. Therefore, two texts were selected, taking into account the gestures of production and transmission of the censored theatrical text which were evidenced in the study of the creative process (genetic criticism) and of the actions of different social agents, writers, actors, directors, censors etc. involved with the production, circulation and reception of texts (sociological criticism). In the field of philology in dialogue with other knowledge, editions and critiques are proposed in a pragmatic editorial aspect.
  • O banco de dados bibliográfico João Guimarães Rosa Artigo

    Silva, Gustavo Castro

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo investiga o Banco de dados bibliográfico João Guimarães Rosa. Para isso descrevemos sua história, formas de interação e complexidades. Utilizamos a metodologia descritiva e interpretativa com breve análise de dados. Nosso objetivo foi o de explorar a Comunicação no banco de dados, seja enquanto sistema de informação, seja enquanto polo catalisador online dos estudos rosianos. Nossas conclusões apontam para a necessidade de atualização e incremento de novos dados e para a sofisticação estética do site.

    Resumo em Inglês:

    ABSCTRACT This article investigates the bibliographic database João Guimarães Rosa. For this we describe its history, forms of interaction and complexities. We use descriptive and interpretive methodology with brief data analysis. Our objective was to explore Communication in the database, either as an information system or as an online catalyst for Rosian studies. Our conclusions point to the need for updating and incrementing new data and for the website's aesthetic sophistication.
  • A poesia digital em arquivos online latino-americanos: convergências e divergências Artigo

    Pereira, Vinícius Carvalho

    Resumo em Português:

    RESUMO Em consequência da crescente institucionalização da literatura digital, observamos a maturação desse sistema literário em diversas frentes, entre as quais destacamos o desenvolvimento de arquivos online para obras artísticas de tal cariz. Na constituição de repositórios e antologias exclusivamente voltados à literatura digital, repetem-se algumas das aporias presentes nas discussões de arquivos literários e artísticos em geral, mas a elas se acrescentam os desafios de categorizar obras de um campo em constante transformação, seja pelo incessante desenvolvimento de novas tecnologias, seja pela experimentação frequente com gêneros e formas literárias emergentes em contextos computacionais. Diante dessas questões, o presente artigo tem por objetivo discutir as soluções implementadas em três diferentes arquivos literários digitais latino-americanos (a Antología LitELat - v.1., a Cartografía de la Literatura Digital Latinoamericana e o Atlas da Literatura Digital Brasileira) para inclusão e categorização de obras identificadas como poesia digital, ou termos análogos. Para tanto, analisaremos a arquitetura geral de tais arquivos e suas taxonomias subjacentes, atentando sobretudo para os metadados dos textos poéticos arquivados e os modos como estes se relacionam entre si e com suas respectivas obras para delinear possíveis entendimentos do que seja a poesia digital.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT As a result of the growing institutionalization of digital literature, we observe the maturation of this literary system in several aspects, among which we highlight the development of online archives for such creative works. Some of the aporias that emerge in discussions about literary and artistic archives in general are also present when it comes to repositories and anthologies exclusively dedicated to digital literature, with the extra challenges of categorizing works from a field in constant transformation, whether due to the incessant development of new technologies, or to frequent experimentations with emerging genres and literary forms in computational contexts. Faced with these issues, this paper discusses the solutions implemented in three different Latin American digital literary archives (the Antología LitELat - v.1., the Cartografía de la Literatura Digital Latinoamericana and the Atlas da Literatura Digital Brasileira) to include and categorize works tagged as digital poetry, or similar terms. To do so, we herein analyze the general architecture of such archives and their underlying taxonomies, paying particular attention to the metadata of the archived poetic texts and the way they relate to one another and to their respective works so as to outline possible understandings of what digital poetry is.
  • O Arquivo de Rui Barbosa tem o selo “Memória Do Mundo” da UNESCO Entrevista

    de Senna, Marta; Bordini, Maria da Glória; Moraes, Marcos Antonio de
  • O antropoceno: um futuro sem o humano? Resenha

    Mousquer, Antônio Carlos
  • A paixão crítica* Resenha

    Oliveira, Rejane Pivetta de
Associação Brasileira de Literatura Comparada Rua Barão de Jeremoabo, 147, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, Salvador, BA, Brasil, CEP: 40170-115, Telefones: (+55 71) 3283-6207; (+55 71) 3283-6256, E-mail: abralic.revista@abralic.org.br - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: abralic.revista@abralic.org.br