Acessibilidade / Reportar erro

PREVISIBILIDADE DE CARGA NO TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA

RESUMO

Introdução

Com o contínuo desenvolvimento do ensino da educação física nas faculdades, o método científico tornou-se um aliado imprescindível para as melhores prescrições de atividades, aprimorando o treinamento das mais diversas atividades. Porém, o treinamento de resistência na educação física escolar ainda carece de um protocolo científico.

Objetivo

Determinar cientificamente a carga de treinamento de resistência dos estudantes e prevendo os seus resultados esportivos.

Métodos

Este trabalho selecionou 30 atletas estudantes de atletismo como objetos de pesquisa, projetou o programa de treinamento de carga de resistência relevante para cada atleta através da tabela de parâmetros de carga de resistência e as próprias habilidades esportivas e necessidades esportivas dos atletas. No início da terceira semana, na sexta semana e no final da experiência, os dados foram medidos, comparados e analisados dentro do grupo.

Resultados

O programa científico de treinamento de carga de resistência pode otimizar os índices como o lactato de sangue, consumo máximo de oxigênio e estabilização da frequência cardíaca durante o exercício, provando ser eficaz, apesar de um certo desvio em comparação com o valor previsto.

Conclusão

De acordo com a situação real dos atletas e o desenho da tabela de parâmetros de cargas de exercício, acredita-se que a determinação e a implementação do programa de treinamento de resistência nos atletas devem receber maiores investigações, popularizando o seu uso em outras modalidades. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Treino Aeróbico; Treinamento de Força; Educação Física e Treinamento

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br