Acessibilidade / Reportar erro

RECUPERAÇÃO MIOARTICULAR APÓS O TREINAMENTO DE KUNG FU

RESUMO

Introdução

O kung fu, é uma arte marcial chinesa com movimentos contínuos baseados no movimento de passos e materializado pela transformação da forma corporal, requerendo dos atletas uma boa força dos membros inferiores. A análise das articulações e dos músculos são fundamentais para verificar a força dos membros inferiores dos atletas e desempenham um papel guia na avaliação do nível de recuperação aos atletas lesionados.

Objetivo

Explorar o efeito de recuperação mioarticular após o treinamento de kung fu.

Métodos

24 atletas de kung fu foram divididos aleatoriamente em grupo experimental e controle, com 6 homens e 6 mulheres em cada grupo. Os atletas do grupo experimental receberam treinamento marcial tradicional durante 60 minutos, enquanto o grupo de controle recebeu treinamento de relaxamento durante o mesmo tempo. O experimento durou 6 meses e foi realizado 6 vezes por mês.

Resultados

Após o treinamento de kung fu, os índices do grupo experimental foram maiores que os do grupo de controle.

Conclusão

O treinamento de kung fu revelou impactos positivos sobre a força muscular e a força articular dos atletas. O treinamento de kung fu pode melhorar ainda o nível de recuperação mioarticular e aprimorar a flexibilidade de seus praticantes. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Kung Fu; Educação Física e Treinamento; Desempenho Físico Funcional

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br