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CARACTERIZAÇÃO PSICOSOCIAL DA CRIANÇA ASMÁTICA EM RELAÇÃO À ATIVIDADE FÍSICA

RESUMO

Introdução

As crianças mais ativas gostam de esportes, confiam em sua capacidade de realizar atividades físicas, sentem-se competentes e percebem menos barreiras à atividade física.

Objetivo

Caracterizar psicossocialmente a relação da criança asmática com prática prazerosa de atividade física, autoconceito físico, saúde e qualidade de vida percebida.

Método

Participaram 80 crianças asmáticas (idade = 11,33 ± 1,10 anos, com índice de massa corporal − IMC = 20,52 ± 3.83 kg/m2), e 80 crianças saudáveis (idade = 11,18 ± 1, 00 anos, IMC = 20,81 ± 4,24 kg/m2). Utilizaram-se a Physical Activity Enjoyment Scale (PACES), o Physical Activity Questionnaire for Children (PAQ-C), o Questionário de Autoconceito Físico (CAF) e o Paediatric Asthma Quality of Life Questionnaire (PAQLQ).

Resultados

Com relação ao PACES, as crianças saudáveis apresentaram melhor nível de atividade física geral. No CAF, encontraram-se diferenças significativas na habilidade, condição física e autoconceito geral, sendo estes maiores nas crianças saudáveis. Houve correlação significativa entre PAC-C e habilidade, autoconceito físico geral, PACES e PAQLQ total em crianças asmáticas.

Conclusão

As crianças asmáticas apresentam níveis de atividade física, autoconceito físico e prazer na prática da atividade física inferiores em relação às saudáveis. Nível de evidência: II; Estudo retrospectivo.

Atividade motora; Prazer; Criança; Asma

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