Acessibilidade / Reportar erro

A INFLUÊNCIA INDIRETA DO BASQUETEBOL SOBRE A VASCULARIZAÇÃO CARDÍACA E CEREBRAL

RESUMO

Introdução:

Algumas pesquisas experimentais provaram que exercícios de basquetebol a longo prazo podem efetivamente melhorar a aptidão física, promover o crescimento e melhorar as funções motoras. Porém, ainda são escassos os estudos que exploram os efeitos específicos desse esporte na vascularização cardíaca e cerebral.

Objetivo:

Objetiva-se estudar, através de análise experimental, se as atividades derivadas do esporte basquete podem ter alguma influência sobre a vascularização cardíaca e cerebral.

Métodos:

Houve acompanhamento por 8 semanas de doze alunos sem histórico familiar com doença genética e em boa saúde com prática regular do basquete de forma amadora. Foram analisados peso, altura, índice de massa corporal, taxa de gordura corporal, consumo máximo de oxigênio, hemoglobina e indicadores de metabolismo lipídico.

Resultados:

Após exercícios de basquetebol de longa duração, a taxa de gordura corporal destes estudantes universitários diminuiu significativamente, e o colesterol sérico total e a lipoproteína de baixa densidade também apresentam diferenças significativas em comparação com o grupo de controle.

Conclusão:

Através do processamento e análise dos dados experimentais, pode-se concluir que o basquetebol pode efetivamente reduzir a taxa de gordura do corpo humano, manter uma forma corporal saudável e, indiretamente, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Basquetebol; Esportes; Doenças cardiovasculares; Colesterol

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br