Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAçãO DA DIFICULDADE EM COMPETIçõES DE GINáSTICA AERóBICA FEMININA

RESUMO

Introdução

A ginástica aeróbica feminina é uma competição altamente artística e a análise de suas dificuldades é fundamental.

Objetivo

Este trabalho analisa a dificuldade dos movimentos da ginástica aeróbica feminina. Este estudo visa explorar as características coreográficas da dificuldade dos movimentos e avaliar as suas dificuldades.

Métodos

Várias atletas de aeróbica feminina são selecionadas como voluntárias para a pesquisa. Os pontos de vídeo da ginástica aeróbica feminina são classificados, agrupados, pontuados, tem suas ações combinadas, gravadas e organizadas. São utilizadas estatísticas matemáticas para analisar a dificuldade dos movimentos da aeróbica.

Resultados

O fator de dificuldade é o melhor critério de pontuação quantitativa para julgar os resultados da competição. A maior frequência no Grupo B foi a combinação de perna dividida em ângulo reto para suportar o giro de 720°. A mais alta frequência no Grupo C foi a transformação em tesoura de 180°. A mais alta frequência no Grupo D foi a divisão vertical sem suporte. A escolha da pontuação da dificuldade do projeto de cinco pessoas tende a ser estável e alta.

Conclusão

Os tipos de transição do espaço de ação de dificuldade na competição da equipe de aeróbica feminina são B-C-B, B-C-A, B, A. A pontuação da dificuldade da competição da equipe de aeróbica feminina foi significativamente correlacionada com a pontuação final. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores
Ginástica; Esportes; Comportamento competitivo; Feminino; Atletas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br