Acessibilidade / Reportar erro

Índices de confiabilidade da análise do ângulo poplíteo através da biofotogrametria

Reliability indexes of popliteal angle analysis through photogrammetry

Índices de fiabilidad del análisis del ángulo poplíteo mediante fotogrametría ensaio clínico

Introdução:

A avaliação e a mensuração objetiva da amplitude articular são de fundamental importância para o diagnóstico, planejamento e acompanhamento de um tratamento. Com o avanço da tecnologia, a biofotogrametria começa a ser utilizada com maior frequência no meio fisioterapêutico, mensurando a quantidade de movimento articular. O ângulo poplíteo foi escolhido por ser uma medida indireta da flexibilidade da musculatura ísquiossural. A retração dos isquiossurais pode resultar em problemas posturais significativos e produzir uma inclinação posterior contínua da pelve, afetando a marcha e o gesto esportivo, sendo também uma das causas de dores musculares ou articulares.

Objetivos:

Verificar as confiabilidades intra e inter-examinador da análise de ângulo poplíteo através a fotogrametria computadorizada, utilizando o software para avaliação postural (SAPo), buscando estabelecer a repetibilidade e a reprodutibilidade do método.

Métodos:

Foram avaliados 23 indivíduos (46 joelhos). Os voluntários foram posicionados em decúbito dorsal, com quadril e joelho do membro inferior avaliado fletidos a 90 graus, mantendo o membro contralateral em extensão. A seguir, o joelho do membro testado era estendido passivamente, até o ponto no qual se percebia primeira resistência dos músculos ao alongamento. Neste ponto, foi feito o registro do ângulo poplíteo. A análise estatística da confiabilidade inter e intra-examinador foi averiguada pelos resultados do coeficiente de correlação intra-classe (ICC) dos tipos 1,1 e 3,1 no teste de correlação de Pearson, considerando um nível de significância de p<0,05.

Resultados:

O método de avaliação do ângulo poplíteo pela biofotogrametria apresentou confiabilidade forte (ICC = 0,786) intra-examinador e confiabilidade muito forte (ICC = 0,920) inter-examinador.

Conclusão:

A biofotogrametria é um método apropriado para a avaliação do ângulo poplíteo uma vez que os valores do coeficiente de correlação intra-classe intra e inter-examinadores atingiram níveis forte e muito forte, respectivamente, confirmando a reprodutibilidade e a repetibilidade desta técnica de avaliação.

amplitude de movimento articular; fotogrametria; avaliação


Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br