Acessibilidade / Reportar erro

O EXERCÍCIO FÍSICO NA RECUPERAÇÃO DE INFARTO DO MIOCÁRDIO POR OBESIDADE

RESUMO

Introdução:

O infarto do miocárdio causado por obesidade pode levar a um declínio de mobilidade e na qualidade de uma vida saudável. O treinamento esportivo é benéfico para a manutenção precoce da função física após o infarto do miocárdio.

Objetivo:

Este estudo trata do efeito de exercícios aeróbicos de caminhada no tratamento de reabilitação de pacientes que sofreram infarto do miocárdio.

Métodos:

Recrutamos 91 pacientes que sofreram infarto do miocárdio no grupo de exercícios precoce e 90 pacientes no grupo de controle. O grupo de controle recebeu a intervenção de enfermagem de rotina, enquanto o grupo de exercícios precoce recebeu terapia de reabilitação com exercícios precoces.

Resultados:

A qualidade de vida efetiva do grupo de exercício precoce foi mais alta do que aquela do grupo de controle.

Conclusão:

A terapia de exercícios físicos usada no infarto agudo do miocárdio pode reduzir incidências cardiovasculares adversas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Nível de evidência II; estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descritores:
Infarto miocárdico de parede anterior; Obesidade; Terapia por exercício; Exercício físico

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br