Acessibilidade / Reportar erro

A ATIVIDADE FÍSICA NO REESTABELECIMENTO DO ÍNDICE FISIOLÓGICO DE EFEITO CARDIOVASCULAR

RESUMO

Introdução:

O exercício físico pode aumentar a capacidade do corpo de se adaptar ao meio ambiente e melhorar a contratilidade do coração. Ao mesmo tempo, pode reestabelecer a circulação sanguínea e aumentar a capacidade pulmonar.

Objetivo:

Este artigo explora o papel fundamental do esporte na prevenção de doenças cardiovasculares.

Métodos:

Este estudo conduziu testes em indicadores fisiológicos relacionados, tais como a reologia hemodinâmica em estudantes que regularmente praticam exercício físico e aqueles que não praticam exercício físico.

Resultados:

Estudantes que praticam exercícios regularmente e aqueles que não o fazem mobilizam uma função cardíaca mais rápida no início do treino, o que demonstra boa adaptabilidade ao esporte.

Conclusão:

A prescrição de exercícios de preparo físico para estudantes que se exercitam de forma completa tem o efeito mais pronunciado na função vascular. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descritores:
Esportes; Monitores de pressão arterial; Frequência cardíaca; Aptidão cardiorrespiratória

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br