Acessibilidade / Reportar erro

Eletromiográfia do reto femoral em diferentes equipamentos proprioceptivos no meio aquático

Eletromyography of the rectus femoris in different proprioceptive devices in a hydrotherapy pool

Electromiografía del recto femoral en diferentes equipamientos propioceptivos en el medio acuático

INTRODUÇÃO:

A propriocepção é uma variável imprescindível para prevenção e reabilitação das lesões do joelho, podendo ser estimulada por diferentes equipamentos, os quais ainda não foram testados em meio aquático.

OBJETIVO:

Avaliar a atividade eletromiográfica (EMG) do músculo reto femoral de atletas no meio aquático frente a três diferentes equipamentos proprioceptivos (cama elástica, disco proprioceptivo e balancim).

MÉTODOS:

A amostra foi composta por dez jogadores de futsal profissional, sem histórico de lesões musculoesqueléticas (últimos três meses), com 23,1 (±1,5) anos e índice de massa corporal 25,2 (±0,5) kg/m². A aquisição do sinal EMG do reto femoral do membro dominante foi adquirido por eletrodos de superfície, aproximadamente 2,5 cm da posição distal do ponto motor. O nível da água foi ajustado individualmente (entre a região umbilical e o processo xifoide) e a temperatura mantida a 32 °C. As avaliações compreenderam o repouso, a contração voluntária máxima (CVM) antes e depois dos experimentos e os estímulos proprioceptivos (cama elástica, disco proprioceptivo e balancim) em apoio unipodal. Os dados (média ± erro padrão) foram comparados pelo teste-t pareado e pela ANOVA para medidas repetidas seguida de teste Bonferrroni (post hoc).

RESULTADOS:

A EMG da CVM antes (221,0 ± 134 RMS/µVolts) e depois (243,0 ± 154,0 RMS/µVolts) foi semelhante (p = 0,129). No meio aquático, a cama elástica, o balancim e o disco apresentaram respectivamente 24,5 (±4,3), 33,9 (±4,3) e 32,5 (±6,7) %CVM. A atividade EMG do reto femoral na cama elástica foi 8% menor que o balancim e 9,5% que o disco proprioceptivo (p < 0,001).

CONCLUSÃO:

No meio aquático os equipamentos proprioceptivos promovem a ativação do reto femoral. Entretanto, a cama elástica apresenta menor atividade que o disco e o balancim, sugerindo-se que este equipamento deva ser utilizado no início da estimulação proprioceptiva.

eletromiografia; hidroterapia; propriocepção


Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br