Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO TREINAMENTO DE FORÇA EM MEMBROS SUPERIORES SOBRE A APTIDÃO FÍSICA NO TÊNIS DE MESA

RESUMO

Introdução:

O treinamento de força é a base para todo o treinamento físico esportivo. Evidências sugerem que seu benefício possa estender-se para a aptidão física geral do atleta, embora haja poucos estudos referentes ao jogador de tênis de mesa.

Objetivo:

Estudar o efeito do treinamento de força dos membros superiores sobre a aptidão física dos jogadores de tênis de mesa.

Métodos:

Foram selecionados 20 esportistas de uma faculdade, divididos aleatoriamente em dois grupos. O grupo experimental teve em seu treinamento a adição de um protocolo de treinamento de força dos membros superiores, enquanto o grupo controle continuou com o treinamento convencional. O experimento teve duração de 8 semanas, com intervenções três vezes por semana, intervaladas com um mínimo de um dia.

Resultados:

A aptidão física específica variou bastante entre os grupos: a técnica de giro no grupo experimental elevou-se de 36,66±6,85 por minuto antes do experimento, para 41,03±7,06, P<0.05. No grupo controle, a técnica de giro foi 61,41±4,73/min para 66,49±4,74/min, após o experimento, P>0.05.

Conclusão:

Complementar o programa de treinamento de tênis com o treino específico de força muscular nos membros superiores pode efetivamente melhorar a força muscular explosiva em seus atletas, incrementando substancialmente a aptidão física para os tenistas de mesa. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Treinamento de Força; Membros Superiores; Esportes com Raquete; Técnicas de Exercício e de Movimento

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br