Acessibilidade / Reportar erro

Custo energético e motivação em uma população de jovens nadadores

Objetivo:

Analisar a relação entre o custo energético implícito na competição em diferentes eventos de natação e sua relação com a motivação para a prática desse esporte.

Métodos:

Um total de 389 nadadores (192 meninos e 197 meninas), com idades entre 8 e 22 anos, que competiram em eventos com diferentes demandas de energia respondeu às versões em espanhol do Inventário de Motivação para a Participação.

Resultados:

A análise multivariada demonstrou que o custo energético do evento preferido teve influência significante sobre a motivação dos nadadores (Î" de Wilkis = 0,96, F7.388 = 6,29, P < 0,005). Uma análise univariada posterior mostrou que a motivação dos nadadores nas modalidades predominantemente aeróbias, em comparação com as anaeróbias, foi significativamente influenciada por quatro componentes motivacionais: "Saúde/Boa forma física", "Diversão/Amizade", "Competição/Habilidades" e "Pessoas significantes". Os fatores motivacionais também variaram de acordo com o sexo e o estágio de desenvolvimento desportivo dos nadadores.

Conclusão:

Os resultados deste estudo mostram sinais de que os fatores motivacionais relacionados com a prática da natação competitiva em jovens atletas comportam-se de forma diferente, dependendo do custo energético do teste realizado.

Natação; Adolescente; Motivação; Metabolismo energético; Desempenho atlético


Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br