Acessibilidade / Reportar erro

CARACTERISTICAS PULMONARES E BIOQUÍMICAS DE DANÇARINOS MODERNOS FUMANTES E NÃO-FUMANTES

RESUMO

Introdução:

Embora os efeitos nocivos do fumo nos sistemas cardiovascular e respiratório tenham sido estabelecidos há muito, o efeito sobre os parâmetros fisiológicos e físicos em bailarinas de dança moderna não foi bem documentado ainda.

Objetivo:

Determinar as diferenças em funções pulmonares selecionadas, parâmetros bioquímicos e composição corporal em bailarinas de dança moderna fumadoras e não-fumadoras, universitárias e pós-universitárias.

Métodos:

Vinte e duas bailarinas de dança moderna (média de idade de 24,6 ± 4,3 anos), não fumantes (n = 11) e fumantes (n = 11), participaram voluntariamente no estudo. As fumantesconsumiram de 1 a 20 cigarros por dia durante uma média de sete anos. Foi aplicado o teste funcional pulmonar Mir Spirobank Spirometer, (Itália), alguns parâmetros biomédicos selecionados foram testados e foram realizadas várias medições antropométricas (altura, peso e sete espessuras de pregas cutâneas). Os resultados da composição corporal foram avaliados usando equações Jackson-Pollock. As comparações intergrupo foram realizadas usando o teste "U" de Mann-Whitney.

Resultado:

Não foram encontradas diferenças significativas entre as bailarinas fumantes e não fumantes quanto à composição corporal (gordura corporal, % massa gorda, massa corporal magra) e nos parâmetros bioquímicos selecionados (p > 0,05). No entanto, as não fumantes tinham valores de predição do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) e pico de fluxo expiratório (PFE) significativamente melhores (p < 0,05). O efeito do tabagismo no desempenho de bailarinas de dança moderna deveria ser examinado num estudo longitudinal, com um maior número de participantes.

Conclusão:

Foi observado que o fumo reduz a capacidade pulmonar a uma certa taxa, embora os padrões bioquímicos e a composição corporal das bailarinas fumantes e não fumantes fossem semelhantes.

Descritores:
tabaco; testes de função respiratória; análise química do sangue; tecido adiposo; dança

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br