Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DA RESTRIÇÃO DO FLUXO SANGUÍNEO EM GRUPAMENTOS MUSCULARES GRANDES E PEQUENOS

RESUMO

Introdução

Sabe-se que o treino de força traz melhorias para a saúde e o desempenho esportivo, por ocasionar hipertrofia muscular e aumento de força, além de modificar alguns fatores hemodinâmicos e fisiológicos. Foram desenvolvidos vários métodos de treinamento de força, entre eles, a oclusão vascular. Porém, existem poucos estudos com grandes grupamentos musculares, devido à pouca adesão ao estilo de treino e ao fato de a oclusão vascular de grandes grupos musculares ser mais difícil.

Objetivo

Verificar e comparar os efeitos hemodinâmicos do exercício com e sem oclusão vascular em diferentes grupamentos musculares.

Métodos

Estudo quantitativo, cruzado, com procedimentos transversais e de campo. A amostra foi composta por 10 indivíduos saudáveis e fisicamente ativos do sexo masculino e feminino, na faixa etária de 18 a 30 anos. Com o desenho cruzado, todos os voluntários participaram de 3 grupos: intervenção com oclusão vascular, intervenção sem oclusão vascular e grupo controle.

Resultados

De forma geral, entre grupos, o lactato e o colesterol se mantiveram elevados depois de 15 minutos de recuperação, a glicemia e as pressões arteriais não variaram.

Conclusão

O treinamento com oclusão vascular é um método eficaz para manipular as variáveis hemodinâmicas. Nível de evidência II; Estudo clínico.

Exercício; Treinamento de resistência; Oclusão vascular; Restrição do fluxo sanguíneo; Respostas cardiovasculares

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br