Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO REPARADOR DA CORRIDA MODERADA SOBRE A MUSCULATURA DOS MEMBROS INFERIORES

RESUMO

Introdução:

A corrida moderada pode ser uma ótima maneira de melhorar a condição física, impulsionando mente e corpo. Seu método de movimento é simples e não há limitações esportivas quanto a idade, sexo ou local de treino. Acredita-se que a corrida moderada possa auxiliar no reparo de lesões musculares e articulares nos membros inferiores.

Objetivo:

Explorar os efeitos da corrida sobre a musculatura nos membros inferiores em recuperação.

Métodos:

Foram pesquisados 60 estudantes de graduação que fizeram um teste de 400 metros no mesmo local. De acordo com os resultados do teste, eles foram divididos em baixo, médio e alto nível de aptidão física. Também se utilizou uma pesquisa por questionário com 20 estudantes universitários do Departamento de Educação Física. Quatro grupos de voluntários fizeram alguns exercícios de corrida moderada. As medidas fisiológicas, bioquímicas e de força muscular foram realizadas após a corrida moderada. Os dados foram tratados estatisticamente.

Resultados:

A magnitude da mudança no ângulo sagital da articulação do joelho e tornozelo não aumentou significativamente com o aumento da taxa de corrida moderada. As mudanças nos ângulos sagitais das articulações do quadril, joelho e tornozelo foram as mesmas para os voluntários com diferentes taxas de corrida moderada. Após 60 minutos de exercício, o grupo de baixa condição física apresentou uma respiração mais rápida, um ritmo cardíaco elevado e uma taxa maior de lactato e creatinina no sangue. Após 120 minutos de treinamento físico, todos os voluntários sedentários apresentaram um aumento de lactato, creatinina, frequência respiratória e cardíaca (P<0,05). O desempenho do teste começou a diminuir aos 400 metros.

Conclusão:

A ativação máxima de diferentes partes do sistema locomotor alterou-se sob diferentes taxas de movimento. A corrida moderada breve e controlada pode ser benéfica a musculatura dos membros inferiores, porém a corrida moderada de longo prazo pode causar ainda mais danos ao corpo e mudanças deletérias à reabilitação nos parâmetros sanguíneos e bioquímicos. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Corrida Moderada; Creatinina; Músculos; Terapia por Exercício

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br