Acessibilidade / Reportar erro

AS DIFERENÇAS ENTRE OS MODOS MODERNOS DE TREINAMENTO DE BIATLO NOS JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO

RESUMO

Introdução

O biatlo é um esporte de neve que combina esqui entre as montanhas e tiro, originário da Escandinávia. Requer que os atletas não só tenham a capacidade de deslizar rapidamente por longas distâncias, mas também que tenham a capacidade de atirar com rapidez e precisão. Existem poucas pesquisas sobre características do biatlo e análises de fatores de influência e estratégias de treinamento na China.

Objetivo

Este estudo analisa o poder explosivo específico, a resistência e os efeitos do treinamento dos atletas modernos de biatlo nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Métodos

Selecionou-se 20 atletas de biatlo como voluntários de pesquisa. Os indicadores fisiológicos e bioquímicos dos atletas foram testados experimentalmente após o treinamento.

Resultados

Houve uma correlação entre a velocidade máxima e a altura do teste de duplo suporte (DP) dos atletas (p < 0,05). Os atletas mais pesados esquiam relativamente mais rápido. Porém a taxa excessiva de gordura corporal não é propícia para manter o esqui de alta intensidade a longo prazo. O VO2max dos atletas mostrou-se intimamente relacionado com seu desempenho de esqui e porcentagem de acertos no tiro (p < 0,05).

Conclusão

A manutenção do treinamento de esqui com armas pode desempenhar um papel positivo na melhoria do nível competitivo dos biatletas de classe mundial. Os músculos do atleta têm uma sólida capacidade de gerar alta potência mecânica em um curto período de tempo. É benéfico aproveitar uma posição favorável após o início da competição.Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores
Esqui; Atletas; Exercício físico; Desempenho Atlético

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br