Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DO EQUILÍBRIO POSTURAL EM CRIANÇAS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADES ESPORTIVAS

RESUMO

Introdução:

O equilíbrio postural é fundamental para as atividades da vida diária e desempenho esportivo em todas as fases da vida, mas permanece desconhecido se a prática de atividade esportiva regular pode melhorar o equilíbrio postural em crianças.

Objetivo:

Avaliar o equilíbrio postural em crianças praticantes e não praticantes de atividade esportiva regular.

Métodos:

A amostra foi composta por 60 crianças (idade: 7-13 anos), divididas em dois grupos: praticantes de atividades esportivas (n = 30) e não praticantes de atividades esportivas (n = 30). O nível de atividade física foi avaliado com a aplicação do questionário Physical Activity Questionnaire for Children (PAQ-C) e o equilíbrio postural em condição estática foi avaliado sobre a plataforma de força BIOMEC400-412 em apoio bipodal e unipodal.

Resultados:

Nenhuma diferença significativa foi observada entre os grupos quanto a idade, estatura e índice de massa corporal (p > 0,05). Entretanto, os grupos apresentaram diferença significativa (p < 0,001) quanto ao nível de atividade física; o grupo praticante de atividade esportiva foi caracterizado como ativo e o grupo não praticante como sedentário. O grupo praticante de atividade esportiva apresentou melhor equilíbrio postural tanto em apoio bipodal como unipodal, quando comparado ao grupo não praticante (p < 0,05).

Conclusão:

A prática de atividade esportiva regular melhora o equilíbrio postural em crianças de 7 a 13 anos de idade. Nível de evidência II; Estudo diagnóstico - Investigação de um exame para diagnóstico.

Descritores:
Equilíbrio postural; Aptidão física; Esportes; Comportamento sedentário; Criança

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br