Acessibilidade / Reportar erro

RELAÇÃO ENTRE A RESPOSTA ECOCARDIOGRÁFICA DA FUNÇÃO DIASTÓLICA E O EXERCÍCIO DE CARGA

RESUMO

Introdução:

Este artigo estuda as imagens ecocardiográficas de pacientes e observa as mudanças na função cardíaca diastólica após o exercício.

Objetivo:

Este artigo questiona alguma relação entre as imagens cardíacas durante o exercício e o diagnóstico de isquemia miocárdica.

Métodos:

Amostras de pessoas com igual adequação para a mesma área de exercício foram selecionadas com equipamento específico para medir a curva de tensão ventricular da amostra antes e depois de 5 minutos ao exercício com carga. A relação do índice de tensão diastólica (SDI) antes e depois do exercício avaliou a relação entre a isquemia miocárdica e a carga do exercício.

Resultados:

Os resultados do teste não mostraram diferença significativa na amplitude de movimento do anel atrioventricular cardíaco, tanto antes quanto depois dos sujeitos terem sido submetidos a um exercício de esforço intenso. Uma mudança significativa na inclinação foi notada na curva de dados do ECG sobre o índice de exercício, além de uma redução no período diastólico.

Conclusão:

Quando a carga de exercício aumenta, ela pode facilmente causar alterações na parede ventricular. Isto pode propiciar uma disfunção local do miocárdio. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Teste de exercício; Ecocardiografia; Isquemia miocárdica; Diástole

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br