Acessibilidade / Reportar erro

ATIVIDADE FÍSICA NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Introdução:

A saúde mental dos estudantes universitários está recebendo cada vez mais atenção da sociedade. O exercício físico como meio de psicoterapia e saúde mental tornou-se comum no país e no exterior.

Objetivo:

Exploramos o efeito da prescrição de exercícios físicos no tratamento da depressão em estudantes universitários.

Métodos:

Estudantes universitários com diagnóstico de depressão foram divididos randomicamente em grupo observação e grupo controle, cada um com 18 participantes. O grupo controle recebeu tratamento medicamentoso. O grupo observação recebeu terapia esportiva acrescida de terapia medicamentosa.

Resultados:

Verificou-se diferença estatisticamente significativa nos escores da HAM-D entre os grupos observação e controle na primeira semana (P < 0,01).

Conclusões:

Os exercícios podem ter um papel no tratamento de pacientes com depressão de forma rápida, segura e eficiente. Nível de Evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Exercício; Esportes; Depressão; Protocolo clínico

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br