Acessibilidade / Reportar erro

Impacto do exercício na dor crônica

Impact of exercise on chronic pain

Impacto del ejercicio sobre el dolor crónico

INTRODUÇÃO:

A dor é uma experiência subjetiva, que pode resultar de características teciduais, mas que também abrange fatores de várias ordens, incluindo os emocionais, culturais e individuais. A dor crônica é persistente ou recorrente, por mais de 3 meses, de causa desconhecida e não está necessariamente associada a uma lesão no organismo. Os gastos associados a essa condição de saúde estimulam o sistema a investigar intervenções eficazes para o tratamento das dores em geral. O fenômeno da analgesia induzida pelo exercício é sobretudo observado em atletas e os mecanismos envolvidos ainda são desconhecidos, embora haja tendência a aceitar a ação do sistema opióide endógeno.

OBJETIVO:

Investigar o efeito de um programa de exercícios físicos sobre a dor crônica inespecífica.

MÉTODO:

A amostra foi constituída por 29 indivíduos que aderiram a um programa de exercícios domiciliares. Sendo aplicado o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) que permite estimar o tempo semanal gasto em atividades físicas de intensidade leve, moderada e vigorosa e a Escala Visual Analógica (EVA) que foi utilizada para avaliar a intensidade da dor. A análise estatística foi realizada de forma descritiva e inferencial.

CONCLUSÃO:

A aplicação de programas multidisciplinares, predominando a prescrição de exercícios aeróbicos, de fortalecimento e alongamentos, em um protocolo de exercícios domiciliares apresentou melhora efetiva no limiar de dor em paciente com dor crônica inespecífica.

dor crônica; exercício; medicina do esporte


Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br