Acessibilidade / Reportar erro

O EFEITO DE ESPORTES E DA MEDICINA ESPORTIVA NA MELHORIA DE ESTADOS DE SAÚDE NÃO IDEAIS

RESUMO

Introdução:

Atividade física adequada pode aprimorar a respiração e a circulação sanguínea do corpo, melhorar a função imune e ajudar no relaxamento. Assim, é possível direcionar emoções negativas efetivamente.

Objetivos:

Explorar o impacto da atividade física em estados de saúde não ideais.

Método:

Esse trabalho analisa o preparo físico de estudantes universitários com síndrome da fadiga crônica, registrando os dados relevantes e comparando-os com estudantes saudáveis. Através dessa comparação, descobrimos que há diferenças significativas em índices fisiológicos e scores de satisfação entre o grupo experimental e o grupo controle.

Resultados:

Através da análise das diferenças significativas dos dados, pôde-se concluir que a resistência muscular e a função cardiopulmonar de estudantes colegiais com síndrome da fadiga crônica são significativamente inferiores aos valores normais.

Conclusão:

A atividade física adequada e regular pode ser um tratamento para a síndrome da fadiga crônica. Descobrimos que a terapia por meio da atividade física pode atingir resultados ideais através de um acompanhamento de longo prazo dos dados registrados dos participantes. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação do resultado de tratamentos.

Descritores:
Exaustão do estudante; Esportes; Fadiga

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br