Acessibilidade / Reportar erro

DECANOATO DE NANDROLONA É PRO-OXIDANTE NO MIOCÁRDIO DE RATOS TREINADOS E SEDENTÁRIOS

RESUMO

Introdução:

O decanoato de nandrolona é um análogo sintético da testosterona, considerado um dos esteroides anabólicos androgênicos (EAA) mais utilizados entre adolescentes e atletas. Sua ingestão crônica aumenta a incidência de anormalidades cardiovasculares em atletas, porém o mecanismo que causa essas alterações ainda permanece desconhecido.

Objetivos:

O estudo teve como objetivo verificar os possíveis efeitos do uso de esteroides anabólicos androgênicos (EAA) na morfologia e no metabolismo oxidativo do coração de ratos treinados e sedentários.

Métodos:

Trata-se de um estudo prospectivo comparativo nível II. Vinte e quatro ratos Wistar foram distribuídos em grupos que realizaram exercícios de corrida voluntária (GT) e sedentários (GS) e faziam uso dos EAA, Grupo Treinado com Anabolizante (GTA) e Grupo Sedentário com Anabolizante (GSA). Durante os três meses do protocolo de corrida, os animais receberam injeção intramuscular de 5 mg/kg p.c. de EAA. Após o período de treinamento, houve a eutanásia e remoção do coração dos ratos para avaliação da peroxidação lipídica e capacidade antioxidante, além da análise morfométrica.

Resultados:

Verificaram-se que os grupos anabolizantes, GSA (0,3072 ± 0,0531) e GTA (0,2732 ± 0,0413), apresentaram maior peroxidação lipídica quando comparados aos grupos não anabolizantes GS (0,1705 ± 0,0224) e GT (0,1785 ± 0,0340).

Conclusões:

Não houve alteração na capacidade antioxidante total, assim como não houve alteração na espessura do septo interventricular e da parede ventricular esquerda. Portanto, o uso de esteroides anabólicos androgênicos não provocou alterações morfológicas no miocárdio, contudo alterou o metabolismo oxidativo. Verificou-se também que a prática de exercício aeróbico não teve efeito protetor contra a peroxidação lipídica no miocárdio provocada pelo uso dos EAA. Nível de evidência II; Estudo prospectivo comparativo.

Descritores:
Exercício; Estresse oxidativo; Coração; Anabolizantes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br